Perguntas Frequentes - SiSU UFJ 2022

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a porta de entrada para os cursos de graduação da Universidade Federal de Jataí. As inscrições para ingresso em 2022 vão de 15 a 18 de fevereiro. Para ficar bem informado, confira as principais perguntas e respostas sobre o processo seletivo: 

 

1) O que é o SiSU?

Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever gratuitamente e a classificação é feita de acordo com suas notas no exame, sendo a principal forma de entrada nos cursos de graduação da UFJ. 

 

2) Quem pode participar do SiSU UFJ 2022?

Pode participar do SiSU 2022 qualquer pessoa que tenha feito a prova do Enem 2021, não tenha zerado a redação e não tenha feito o exame na condição de treineiro. 

 

3) Quando e como fazer a inscrição? 

As inscrições estão abertas no período de 15/02 a 18/02/22, através do site sisu.mec.gov.br. O candidato pode selecionar até duas opções de cursos da UFJ e escolher também sua opção de participação. Cuidado na escolha dos cursos, pois se você foi aprovado em uma das opções, você não será selecionado novamente.

 

4) Quantas vagas serão ofertadas?

Em 2022, a UFJ ofertará 1080 vagas para os cursos de graduação (539 ampla concorrência e 541 sistema de cotas, Lei nº 12.711/2012 ). 

 

5) Quais as opções de participação no SiSU?

Os candidatos devem escolher uma das opções abaixo para participar:

  • - AC - Candidato que não se enquadra em nenhum critério de reserva de vaga;
  • - RI - Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;
  • - RI-PPI -  Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena (PPI);
  • - RI-cD -  Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;
  • - RI-PPI-cD -  Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;
  • - RS  - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;
  • - RS-PPI Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena;
  • - RS-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;
  • - RS-PPI-cD - Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

 

6) Em qual local posso encontrar a documentação para a matrícula?

No Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFJ ambos disponíveis para consulta no site sisu.ufj.edu.br

 

7) Como funciona a verificação dos requisitos da Lei de Reserva de Vagas (Lei de Cotas)?

Caso escolha uma das opções de renda inferior a 1,5 salário mínimo e meio per capita, a renda familiar será comprovada por documentação, com regras estabelecidas pela instituição e documentos mínimos exigidos pela Lei de Reserva de Vagas, que serão analisados em entrevista realizada pela Comissão de Análise da Realidade Socioeconômica.

 

A comprovação da cor (preto e pardo) será por autodeclaração e será analisada em uma entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFJ.

 

A comprovação da etnia indígena será por autodeclaração e documentos informados no Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFJ 2022 também por meio de entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFJ.

 

A Comissão de Verificação da Condição de Deficiência verificará em uma entrevista se a documentação apresentada é coerente com as características da deficiência.

 

Em todas as opções de participação pela Lei de Reserva de Vagas é necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio (1º, 2°, 3º e 4º ano, no caso dos institutos federais) em escola pública. A verificação da documentação de escola pública será realizada pela Comissão de Escolaridade.

 

8) Quando será divulgado o resultado da 1ª Chamada (chamada regular)?

A relação de aprovados na 1ª Chamada será publicada pelo MEC no dia 22/02/22, conforme o Cronograma, no site sisu.mec.gov.br

 

9) Fui aprovado em 1ª Chamada. O que fazer?

Para quem for aprovado na chamada regular, a primeira fase da Matrícula na UFJ é a confirmação on-line de interesse na vaga. Os candidatos devem realizar a confirmação de 23/02 até às 17h de 08/03/22 no site sisu.ufj.edu.br. A fase é obrigatória para todos os candidatos e a não realização da mesma acarreta na perda da vaga. 

 

As demais fases obrigatórias da matrícula on-line estão disponíveis no Cronograma do SiSU UFJ 2022. Vale ressaltar que é de responsabilidade do candidato ficar atento aos prazos de cada fase para não ser desclassificado do processo seletivo. 

 

10) Não fui aprovado em 1ª chamada em nenhuma de suas opções. Ainda tenho chances? 

Quem não for aprovado na chamada regular pode fazer a inscrição na Lista de Espera SiSU para as chamadas subsequentes no período de 22/2/22 a 8/3/22, no site sisu.mec.gov.br. Neste caso, o candidato deverá escolher uma das opções de curso que foi selecionada no momento da inscrição.

 

11) Quando serão publicadas as chamadas subsequentes?

A relação de aprovados na 2ª Chamada será publicada no dia 14/03/2022, no site sisu.ufj.edu.br. As datas das publicações das demais chamadas subsequentes podem ser conferidas no Cronograma do SiSU UFJ 2022.

 

12) Como será realizada a matrícula on-line?

A matrícula para os candidatos convocados nas Chamadas do SiSU, acontecerá em 6 fases, de forma totalmente on-line:
  1. 1) Confirmação de interesse na vaga online;
  2. 2) Preenchimento do formulário de pré-cadastro;
  3. 3) Envio da documentação on-line;
  4. 4) Entrevista on-line; 
  5. 5) Acréscimo e/ou substituição de documentação de matrícula on-line;
  6. 6) Confirmação de matrícula on-line (somente para o curso de Medicina com ingresso no 2º semestre letivo de 2022).

 

Cada fase da matrícula é obrigatória. Haverá perda da vaga caso o candidato não tenha realizado alguma das fases previstas, de acordo com a Chamada e o semestre em que foi convocado. Fique por dentro de cada fase através do Edital de Matrícula SiSU/UFJ 2022 e do Cronograma.

 

Saiba maissisu.ufj.edu.br

Dúvidas e mais informações sobre o SiSU 2022: ingressograduacao@ufj.edu.br

 

Banner SiSU UFJ 2022