Estatuinte UFJ

Universidade Federal de Jataí

Em 09 de maio de 2016, foi encaminhado o Projeto de Lei de criação da Universidade Federal de Jataí, por parte do executivo. O projeto tramitou pela Câmara Federal e foi aprovado em 19 de dezembro de 2017 e logo depois pelo Senado, em 21 de fevereiro de 2018.

Após aprovação no Senado Federal, o projeto foi enviado para sanção presidencial, tendo sido recebido pela Secretaria de Governo em 28 de fevereiro, sancionado no dia 20 de março de 2018 e publicado em 21 de março de 2018.

A Lei nº 13.635/2018, que cria a Universidade Federal de Jataí (UFJ), com sede e foro no município de mesmo nome, prevê que a transferência de cursos, alunos e cargos será automática. O câmpus da UFJ será constituído das atuais unidades acadêmicas da Riachuelo e Jatobá (Cidade Universitária José Cruciano de Araújo).

Nomeação do Reitor

Em 11 de dezembro de 2019, por meio da Portaria nº 2.121, de 10 de dezembro de 2019, o professor Américo Nunes da Silveira Neto foi nomeado Reitor Pro Tempore da Universidade Federal de Jataí, tendo sido empossado no cargo no dia 12 de dezembro. Após criação da universidade e nomeação da reitoria Pro Tempore, o próximo passo é a elaboração do estatuto da instituição.

O Estatuto é o regulamento ou conjunto de regras de organização e funcionamento de uma coletividade, instituição, órgão, ou empresa pública.

Após discussões em reunião do Conselho Universitário (Consuni/UFJ), em 11 de março de 2020, chegou-se à formação da Comissão responsável pela construção/elaboração do Estatuto e Regimento e apresentação desses documentos ao Consuni da Universidade Federal de Jataí.

A Comissão Estatuinte é assim formada:

Presidente da Comissão:   Profª. Giulena Rosa Leite
1 (um) membro da Secretaria de Planejamento:   Prof. Paulo José Cabral Lacerda
1 (um) membro da Coordenação de Assuntos Administrativos:   Profª. Liliane Vieira Martins Leal
1 (um) Redator:   Profª. Tatiana Franca Zanirato
1 (um) docente de cada unidade:

• Ciências Agrárias: Profª. Andreia Vitor Couto do Amaral
  • Ciências Biológicas: Prof. Luís Antônio Serrão Contim
  • Ciências Exatas: Prof. Marcos Wagner de Souza Ribeiro
  • Ciências Humanas e Letras: Prof. Érico Douglas Vieira
  • Ciências da Saúde: Profª. Michele Silva Sacardo
  • Ciências Sociais Aplicadas: Profª. Helga Maria Martins de Paula