FESTIVAL DE DEMONSTRAÇÃO DAS EQUIPES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
Alunos do projeto de extensão da UFJ encantaram o público com as apresentações
Equipe do Projeto de Ginástica Artística da UFJ, junto com as atletas e os familiares
O Festival de Demonstração foi realizado no Centro de Treinamento de Ginástica Artística nos dias 11 e 12 de dezembro. Durante o evento, os alunos apresentaram as habilidades aprendidas durante o semestre. O Festival foi aberto ao público e as famílias marcaram presença para prestigiar os atletas. A Josiane é mãe da Ana Clara, de 11 anos, que foi uma das primeiras alunas do projeto. Ela fica encantada de ver como o desempenho da filha melhora a cada apresentação. “Quando surgiu a vaga ela começou as aulas e nunca mais parou. É uma alegria, porque era o sonho dela fazer ginástica artística e aqui em Jataí não tinha o esporte”. A Marcelle Moreira faz parte da turma de adultos e começou as aulas por influência da filha mais velha. “Sempre que trazia minha filha, eu ficava assistindo. Fiquei sabendo que tinha a turma de adultos e decidi fazer também. Estou amando”, conta.
Na primeira foto, Ana Clara sendo prestigiada pela família; na sequência, Marcelle com as filhas, Pérola e Cecília, todas alunas do Projeto.
O Centro de Treinamento de Ginástica Artística é um projeto de extensão da Universidade Federal de Jataí, que atende toda a comunidade. Atualmente, 240 atletas, a partir de quatro anos, participam das aulas, que são de graça. Tem as turmas infantis, adultas e, ainda, a turma masculina. O Pedro Lucas tem seis anos e é apaixonado pelo esporte. “Não tinha encontrado uma atividade que ele gostasse tanto”, conta dona Sandra Maria, mãe do aluno.
Para a Valentina, de nove anos, a ginástica artística é sinônimo de superação. Quando começou ela tinha medo de altura, mas aos poucos foi ganhando confiança e hoje, com apoio das professoras, dá um show de carisma e habilidade. “Eu tinha medo de fazer alguns exercícios, achava que ia cair, mas como sei que tem o colchão, agora não fico com medo. A ginástica é a possibilidade de um futuro, porque tenho muita habilidade”, conta Valentina.
Na primeira foto, Pedro Lucas, de seis anos, durante apresentação. Na segunda foto, parte da equipe masculina reunida. Na terceira foto, Valentina nas paralelas assimétricas.
O Ginásio Poliesportivo Dudu ficou fechado por sete anos. O espaço foi revitalizado pela Secretaria de Esportes e Lazer e, desde 2023, é o espaço usado para as aulas, a partir da parceira com a Universidade Federal de Jataí.
Para a diretora do projeto, Ângela Rodrigues Luiz, é um sonho realizado. “Tudo foi possível a partir de muito trabalho e dedicação, tanto dos professores do curso de educação física da UFJ, quanto da gestão da Universidade. Também temos uma parceria muito bacana com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes e Lazer. Todos os dias que venho aqui, meus olhos brilham. Quanto mais a gente puder atender, melhor. Isso é feito para a comunidade de Jataí”, ressalta.
Apresentações das equipes de Ginástica Artística durante o Festival de Demonstração, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro
Source: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ
Catégories: Notícias