Marlon_biologo

UFJ é destaque em sessão solene que celebra 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo na Alego

Sur 09/10/24 13:13. Mise à jour 09/10/24 14:05.

A sessão homenageou o biólogo e professor da UFJ Marlon Zortéa e outros profissionais da área

Nesta quarta-feira, 9 de outubro de 2024, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene em homenagem aos 45 anos de regulamentação da profissão de biólogo no Brasil. A cerimônia contou com a participação de importantes representantes da área, incluindo o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), o biólogo Christiano Peres Coelho, que destacou a importância da profissão para o desenvolvimento científico e preservação ambiental no país.

Durante a sessão, o professor Marlon Zortéa, docente do curso de Ciências Biológicas da UFJ, foi um dos homenageados. Com uma trajetória acadêmica marcada por contribuições relevantes nas áreas de ecologia e conservação, Zortéa foi reconhecido por seu papel na formação de novos profissionais e no avanço do conhecimento científico, em especial sobre a fauna do Cerrado.

A regulamentação da profissão de biólogo foi instituída pela Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, e desde então, a atuação desses profissionais se expandiu significativamente, especialmente em áreas como a conservação da biodiversidade, gestão ambiental e pesquisa científica. A data marca um importante avanço para a ciência no Brasil, dando visibilidade à relevância dos biólogos na promoção do desenvolvimento sustentável e no enfrentamento de desafios como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

O evento na Assembleia Legislativa reforçou o papel central dos biólogos na defesa do meio ambiente e na produção de conhecimento científico que impacta diretamente políticas públicas e ações de preservação. O reconhecimento ao professor Marlon Zortéa e a outros profissionais exemplifica o compromisso da categoria com a construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Marlon_biologo

Christiano-Alego

Fotos: Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

Source: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ