meco_capa

Conselho Universitário aprova título de doutor honoris causa para Seu Meco, ícone da ciência no sudoeste goiano

Sur 08/07/24 14:46. Mise à jour 10/09/24 08:32.

A cerimônia oficial de entrega do título deve ser realizada em breve

Em uma decisão histórica, o Conselho Universitário aprovou, no dia 29 de maio, a concessão do primeiro título de doutor honoris causa da instituição ao senhor Binômino da Costa Lima, conhecido como Seu Meco. A honraria destaca não apenas a trajetória exemplar do homenageado, mas também a sua significativa contribuição para a ciência e o desenvolvimento da região sudoeste do estado de Goiás.

A concessão do título foi aprovada após a análise do mérito realizada por comissão instituída especificamente para tal em fevereiro de 2024. A comissão foi composta pelos professores Dimas Moraes Peixinho, do Instituto de Geografia; Frederico Augusto Guimarães Guilherme, Instituto de Biociências; Hildeu Ferreira da Assunção, Instituto de Ciências Agrárias; Márcio Issamu Yamamoto, Instituto de Ciências Humanas e Letras; da docente aposentada Suely Lima de Assis Pinto, da Faculdade de Educação; da Técnica Administrativa Mariza Souza Dias, do Núcleo de Extensão, Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Agricultura Familiar (NEAAF/UFJ) e da docente aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG Câmpus Jataí), Flomar Ambrosina Oliveira Chagas.

Seu Meco_visita_3Parte da Comissão e o Reitor da UFJ, professor Christiano Peres Coelho, em visita ao agraciado com o primeiro título de doutor honoris causa da UFJ

Seu Meco, que completa 94 anos neste dia 13 de julho, é um autodidata apaixonado pelo conhecimento, sempre se destacou por sua incansável curiosidade e dedicação à pesquisa. Desde jovem, ele se envolveu em diversas iniciativas científicas, focando principalmente em estudos sobre a biodiversidade local, arqueologia, práticas sustentáveis de agricultura, entre muitas outras. Sua atuação na preservação do Cerrado e na promoção de técnicas agrícolas inovadoras têm sido reconhecida tanto por acadêmicos quanto por produtores rurais.

Seu Meco_visita _junho Binômino da Costa Lima agraciado com o primeiro título de doutor honoris causa da UFJ

A importância do título de doutor honoris causa vai além do reconhecimento individual. Trata-se de um marco para a instituição, que reforça seu compromisso com a valorização de figuras que, mesmo sem formação acadêmica formal, contribuem de maneira substancial para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento sustentável. Ao conceder este título a Seu Meco, o Conselho Universitário reconhece a sabedoria e a experiência que ele acumulou ao longo de décadas de trabalho árduo em prol do cerrado, da história e da cultura goianas.

A contribuição de Seu Meco para a região do sudoeste goiano é imensurável. Ele não apenas ajudou a preservar espécies nativas do Cerrado, mas também promoveu práticas agrícolas que aumentaram a produtividade e a sustentabilidade das propriedades rurais locais. Sua influência é visível nas técnicas adotadas por muitos agricultores da região, que reconhecem nele um verdadeiro mentor e amigo.

“As pessoas o definem como um cientista nato, alguém detentor de um vasto conhecimento enciclopédico, reconhecido como um pesquisador autodidata, defensor do meio ambiente. Transita entre o científico e o literário. Quanto ao científico, ele tem pesquisas em diferentes áreas, principalmente arqueologia, genealogia, geologia, botânica, zoologia, desde a década de 1950 até a presente data”, destaca o parecer da comissão que avaliou o mérito do título.

Com a concessão do título de doutor honoris causa, a universidade espera inspirar novas gerações a valorizar e buscar o conhecimento em todas as suas formas, promovendo um diálogo mais amplo entre a academia e a comunidade. A história de Seu Meco serve como um lembrete poderoso de que a sabedoria pode ser encontrada nos lugares mais inesperados e que o verdadeiro conhecimento é aquele que beneficia a todos.

Entrega do título

No último dia 24 de junho parte da comissão e o reitor da UFJ, professor Christiano Peres Coelho, realizou visita ao homenageado com o objetivo de comunicá-lo oficialmente sobre a concessão do título.

A cerimônia oficial de entrega diplomação deve ser realizada em breve, em um evento que promete reunir acadêmicos, pesquisadores estudantes, agricultores e membros da comunidade local, todos ansiosos para celebrar a vida e as conquistas deste notável cidadão goiano.

Catégories: Notícias