Goianas na Ciência e Inovação 6

Vice-Reitora da UFJ participa do lançamento do programa Goianas na Ciência e Tecnologia

En 18/05/23 18:05 . Actualizado en 18/05/23 18:35 .

Programa é uma iniciativa do Governo de Goiás para apoio a meninas e mulheres em projetos de ciência, tecnologia e inovação

Na última quarta-feira, 17/05/2023, a vice-reitora da Universidade Federal de Jataí, Profa. Giulena Rosa Leite, esteve presente no lançamento do programa Goianas na Ciência e Tecnologia, no HUB Goiás, em Goiânia. Na ocasião, a profa. Giulena participou de uma roda de conversa com mulheres parceiras da Secti para compartilhar um pouco de suas experiências.

Goianas na Ciência e Inovação 6

 

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama e presidente da OVG, Gracinha Caiado, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira.

 Goianas na Ciência e Inovação 1

 

A vice-reitora da UFJ, Profa. Giulena Rosa Leite, externou a sua satisfação em participar do lançamento do programa: 

"Quando se pensa em grandes nomes da ciência, mulheres que receberam prêmios nobeis, geralmente temos dificuldade de lembrá-las. Isso ocorre devido à falta de estímulo para que mulheres ocupem essa área do conhecimento. [...] Existem mulheres cientistas que se destacaram por contribuir com estudos e descobertas muito importantes para toda a humanidade: Florence Nightingale, Marie Curie e suas filhas, Nise da Silveira e tantas outras.

Precisamos apoiar ações nesse formato para que meninas e mulheres possam alcançar seus sonhos de inovação e na área da ciência. Ser mulher no nosso país, é sinônimo de luta e determinação, é motivo de desbravar novos caminhos para que as meninas do futuro tenham apoio e a consolidação das possibilidades de crescimento. 

A UFJ sente-se feliz por apoiar ações nesse sentido."

 

O programa é uma iniciativa do Governo de Goiás e, por meio do Goiás Social e da Secti, em parceria com a Fapeg, prevê a promoção de políticas públicas voltadas para o estímulo, desenvolvimento e apoio a meninas e mulheres em projetos de ciência, tecnologia e inovação. A projeção é que sejam investidos 4,5 milhões de reais, que beneficiarão cerca de 2,5 mil mulheres de diferentes faixas etárias, tanto com os novos editais de bolsa de incentivo via Fapeg quanto utilizando estruturas e programas já existentes do governo.

 

Confira a live de lançamento do programa:

 

Fuente: Secretaria de Comunicação - SECOM

Categorías: Notícias Noticias