
Boicorá: saiba mais sobre a intervenção artística que tem chamado a atenção na UFJ
Nos últimos dias, com o retorno das aulas presenciais e aumento do número de pessoas circulando no Câmpus Jatobá, uma intervenção artística tem chamado a atenção pela sua beleza e funcionalidade.
A Boicorá é uma obra de Street Art (arte de rua ou arte urbana), criada pelo cenógrafo Aires Francisco de Oliveira, diretor de Arte e Cultura vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (PROECE). O título da obra é uma palavra de origem tupi-guarani que se refere às cobras corais, inspiração que se revela no formato e nas cores utilizadas. A Street Art é um tipo de arte que se manifesta nos espaços urbanos por meio de intervenções, grafite, performances, dentre outras. São ações artísticas que interagem diretamente com as pessoas nos espaços públicos onde elas circulam em seu dia a dia, num encontro da vida cotidiana com a arte.
A obra Boicorá, confeccionada em madeira, expressa com maestria esse conceito da interatividade com o público. Está localizada numa área do Câmpus onde muitos discentes aguardam para embarcar no transporte intercampi. Antes da Boicorá, as mochilas dos alunos geralmente eram colocadas no chão, sobre a grama, para demarcar seu local na fila. Dentre as diversas melhorias que foram realizadas no Câmpus durante o período de ensino remoto emergencial decorrente da pandemia de Covid-19, cita-se a construção de uma calçada nesse local, a instalação de bancos e a própria Boicorá, que possui assentos e vários suportes para que os discentes pendurem suas mochilas. É um elemento de urbanização, um lugar de descanso e convivência, uma ação de cuidado, planejada e executada com carinho para receber a comunidade universitária nesse retorno presencial.
Source: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ
Categories: NOTÍCIA