Extensao banner ufj

Indicadores de Extensão Universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás

Sur 24/01/22 15:46. Mise à jour 24/01/22 16:17.

Grupo de trabalho definiu um conjunto de 52 indicadores de referência para avaliação e gestão da Extensão Universitária

O Grupo de Trabalho de Indicadores de Extensão Universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior do estado de Goiás foi criado no início de 2021 para discussão e definição dos Indicadores de Extensão a serem usados como referência para avaliação e gestão da extensão, curricularização e acreditação da extensão.

Conforme o Ministério Público, Orçamento e Gestão (2010), um indicador tem como principal finalidade traduzir de forma mensurável, alguma situação social ou ação de governo, de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação. Em maio de 2015 o FORPROEX criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária - GT IBEU, com objetivo de promover estudos e assessorar a Coordenação Nacional e as IPES na validação de indicadores e metodologia para avaliação da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior (SOUSA et al., 2017). Este GT captou a opinião de gestores, docentes e técnicos, com experiência em extensão universitária das cinco regiões do Brasil e definiu um conjunto de 52 indicadores de referência para avaliação e gestão da Extensão Universitária, estabelecendo um parâmetro nacional básico para as universidades públicas, considerando as cinco dimensões de avaliação que caracterizam a extensão universitária: Política de Gestão; Infraestrutura; Plano Acadêmico; Relação Universidade-Sociedade; e Produção Acadêmica (FORPROEX, 2012).

Dentre os 52 indicadores de referência, o Grupo de Trabalho de Goiás elegeu 17 indicadores das cinco dimensões que mais se adequam à realidade das Universidades do estado. A partir de então os resultados das ações de extensão deverão ter por referência estes indicadores, uma vez que o alcance dos índices influencia na matriz orçamentária da Extensão.

Dessa forma, o Grupo de Trabalho divulgou o Estudo Preliminar apresentando os indicadores de extensão. Confira no anexo abaixo!

Source: Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes- PROECE/UFJ

Catégories: Notícias

Url associés Taille Archive fingerprint
Indicadores de Extensão das Universidades Federais de Goiás 116 Kb 19f718c160da590c13af07b4df74bec1