
UFJ celebra Dia da Consciência Negra
Conheça um pouco da trajetória de servidoras(es) negras(os) da nossa UFJ!
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFJ) preparou uma homenagem para as servidoras(es) negras(os) da nossa Universidade. Os servidores foram convidados a compartilhar voluntariamente um pouco de sua trajetória, a fim de reforçar a importância da visibilidade e representatividade negra em diferentes cargos, especialmente, nas instituições de ensino.
Conheça um pouco da trajetória desses profissionais:
Allyne Ferreira Santos
(Assistente em administração da UACIAGRA/UFJ)
"Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal de Goiás (na época Regional Jataí), graduanda de Agrimensura no Instituto Federal de Goiás-Campus Jataí. Servidora lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias e responsável pelo Setor de Expedição e Registro de Diplomas da UFJ."
Angela Rodrigues Luiz
(Professora da UACISAU/Coordenadora na PROECE-UFJ)
"Sou Angela, mulher parda, professora nos cursos de Educação Física, modalidades licenciatura e bacharelado (CISAU) e coordenadora de esportes (PROECE). Estou aprendendo nos últimos anos, na UFJ, como errar menos e a reconhecer mais os saberes étnico-raciais. Espero que a UFJ continue forte ao “estilhaçar a máscara do silêncio” dando voz e visibilidade aos negros, assim como declarou Conceição Evaristo."
Carla Silva Siqueira Miranda
(Professora da UACISAU/UFJ)
"Graduação em Odontologia pela UFU. Doutora em Patologia e Estomatologia Básica e Aplicada pela USP. Pós-doutora em Patologia Bucal pela UFU. Mulher, esposa, dona de casa, trabalhadora, estudiosa e mãe do João Pedro!"
Darlan Marques da Silveira
(Diretor do SINT-IFESgo/Técnico de Laboratório de Nutrição Animal da UACIAGRA/UFJ)
"Formei no ensino médio profissionalizante como técnico em Química, e com esse requisito comecei como discente na química em 2006 na Universidade - formei em Licenciatura em Química e recentemente em Tecnologia em Biotecnologia, sou servidor Técnico Administrativo em Educação da Universidade desde 2010, ocupo o cargo de Técnico de Laboratório de Nutrição Animal (LNA)- Zootecnia/CIAGRA-UFJ, sou atual diretor do SINT-IFESgo (representando o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás em Jataí - pleito atual), sou coordenador da CIS (Comissão Interna de Supervisão (CIS) é responsável por supervisionar o Plano de Carreira dos cargos técnico-administrativos em educação na universidade - pleito atual), membro do CONSUNI (Conselho Universitário (CONSUNI) é o órgão máximo de função normativa, deliberativa, de planejamento e de recurso da Universidade - eleito pela categoria TAE). Parabéns pela iniciativa. Precisamos sempre mostrar que a Universidade é plural e para todxs... independente de raça ou cor... Universidade pública e de qualidade ...Direito de todxs!!!"
Daviane Moreira e Silva
(Professora da UACHL, Letras-Português)
"Sou descendente de indígenas da etnia Puri e de africanos de origem incerta, como infelizmente é comum no Brasil. Algumas práticas antigas permaneceram na minha família e nós alimentamos nossa origem com as histórias de quem conseguia lembrar do passado - alguns escolheram não lembrar mais. Fui a primeira da minha família a ir para a universidade, federal ainda por cima. Estudei literatura negra caribenha, pois era mais fácil conhecer escritores negros que escrevessem em francês do que os brasilieiros; depois encontrei poetas negros de Minas Gerais e segui no caminho da Literatura Afro-brasileira, das Literaturas Africanas de Língua Oficial Portuguesa. Hoje é essa literatura que me é mais cara, que ocupa minhas salas de aula e minhas pesquisas."
Eva Aparecida de Oliveira
(Professora da UAEEDU/UFJ)
"Filósofa, mestra pela FE/UFG e doutora pela FE/Unicamp. Atua na área de Mídias e educação e Diversidade de gênero e relações étnico-raciais. A mulher preta é linda!"
Humberto Borges
(Professor da UACHL/Letras-Português)
"Homem negro nascido e criado em Jataí, filho de vó (in memorian), mãe solo e pai mecânico. Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (2014-2019), com estágio de pesquisa de um ano na University of Michigan (EUA, 2016) e cursos de verão na University of Crete (Grécia, 2017). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa do Programa de Internacionalização da CAPES (CAPES-Print/2019-2020). Desde julho de 2020, é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Jataí, onde também atua na Coordenação de Ações Afirmativas (CAAF/UFJ)."
Ítalo Hernane da Silva Santiago
(Assistente em Administração da UACIEXA/UFJ)
"Ítalo Hernane da Silva Santiago, natural de Morrinhos-GO. Finalizando o curso de Engenharia Elétrica, violinista, pai de dois filhos, marceneiro amador (hobby)."
Jacqueline Rodrigues do Carmo Cavalcante
(Técnica Administrativa em Educação da UACISAU/UFJ)
"Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG - Regional Jataí). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - Regional Jataí). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF - UFG). Técnica Administrativa em Educação (TAE) na Universidade Federal de Jataí (UFJ)."
Jéssica Cezário Silva
(Bolsista na PROPESSOAS/UFJ)
"Psicóloga pela UFG/Regional Jataí. Bolsista administrativo na PROPESSOAS. Psicóloga no IPEC. MBA em Saúde Mental em Dependência Química. MBA em Saúde Mental Infanto Juvenil. Pós-graduanda em Psicologia do Trabalho."
Kaellen Oliveira dos Santos
(Assistente Social na PRAE/UFJ)
"Assistente Social graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com pós-graduação em Urgência e Trauma pelo Programa de Residência Multiprofissional e em Área da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO)."
Lílian Rodrigues
(Assistente Social na PRAE/UFJ)
"Paulista, 36 anos, Assistente Social na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, Universidade Federal de Jataí - UFJ (desde 2014). Mestra em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2019); Especialista em Pedagogia Empresarial e Organizacional pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2011); Graduada em Serviço Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2008). Sou grata por fazer parte da história da UFJ!"
Luciana Aparecida Elias
(Pró-Reitora de Assuntos Estudantis/ Professora da UACIEXA/UFJ)
O sorriso de uma mulher negra é a vitória sobre as estatísticas!
"Mulher preta nascida em Uberaba-MG e criada em Goiânia. Graduada e mestra em Matemática pela UFG. Doutora em Matemática Aplicada (Cosmologia) pela Unicamp. Militante em grupos de direitos humanos e de discussões étnico raciais."
Luiz Carlos Bandeira Santos Júnior
(Professor de Medicina da UACISAU/UFJ)
"Médico ortopedista e traumatologista, bacharel em Direito e professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, parabenizo a ação de divulgação dos servidores negros da UFJ em comemoração ao Dia da Consciência Negra pelo impacto que ela trará para as gerações futuras."
Tracy Martina Marques Martins
(Técnica Administrativa Educacional de Morfologia da UACISAU/UFJ)
"Biomédica graduada pela Universidade Federal de Goiás (2014), especialista em Hematologia Clínica (2015), Epidemiologia & Saúde (2016), mestra em Ciências Aplicadas à Saúde (2017) e doutora em Ciências Biológicas (2021), área de concentração Farmacologia e Fisiologia. Atuo como Técnica Administrativa Educacional (TAE) de Morfologia, na Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí. Virginiana, aspirante a mestra cervejeira (Homebrewer), colecionadora de memórias e momentos. Amo viajar, prezo por laços verdadeiros e boa conversa! Apaixonada pela vida e pela arte de conviver!"
Fernando Ricardo Moreira
(Professor da UACIEXA/UFJ)
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar (Nelson Mandela).
"Bacharel e Mestre em Matemática pela UFG. Doutor em Engenharia Mecânica pela UFU. Professor da UFJ desde 2009. Cristão, casado há 16 anos e pai do Pedro, da Mariana e da Ayla. Acredito que pessoas brancas também devem se conscientizar e se engajar em lutas antirracistas!"
Valquiria Coelho Pina Paulino
(Professora da UACISAU/UFJ)
"Não sou negra, mas tenho descendência e acredito que ações como essa no Dia da Consciência Negra sejam necessárias para que possamos modificar o pensamento racista muito arraigado na nossa sociedade, não só o racista mas também o de discriminação ao pobre. Além disso, atualmente, a retirada de direitos, o empobrecimento da sociedade brasileira e o enriquecimento de uma minoria à custa da exploração dos pobres têm nos chamado para a luta e não podemos fugir dela! Tenho 45 , nasci no interior de Goiás na região metropolitana de Goiânia, sou filha de um agricultor, (descendente de negro do interior da Bahia que veio para Goiás) e de uma dona de casa, aos meus 6 anos fomos para a cidade onde meu pai, trabalhou em atividades rurais e plantio e colheita de cana em uma empresa de produção de etanol e depois ficou desempregado e trabalhou como autônomo em serviços gerais. Comecei a trabalhar aos 13 anos como babá e depois caixa de farmácia, e aos 17 anos comecei na carreira de docência quando terminei o magistério e posteriormente um curso de formação docente que na época denominava licenciatura curta ofertada pelo estado na área de Biologia. Ao mesmo tempo, fiz o curso de Enfermagem na UFG. Comecei como professora do ensino infantil em uma escola privada, depois passei no concurso do Estado de Goiás, onde trabalhei por 10 anos, depois trabalhei em uma instituição privada de ensino superior, ao mesmo tempo em uma instituição pública de ensino superior e na secretaria de saúde. Posteriormente passei no concurso da UFG, hoje UFJ, onde estou no curso de Enfermagem há 12 anos. Tenho três pós-graduações lato sensu: Enfermagem Obstétrica, Docência Universitária e Gestão dos Serviços de Saúde e Administração Hospitalar e pós-graduação stricto sensu : Mestrado e Doutorado (UFG)."
Fuente: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ
Categorías: Notícias