
Aluna da UFJ participará de evento com vencedores do Prêmio Nobel
Thatiane Bonini, do curso de Letras Inglês, será uma das 16 representantes selecionadas do Brasil para o encontro
O evento "Unidos pela Ciência - Diálogo Nobel América Latina e Caribe" reunirá cinco vencedores do Prêmio Nobel e 80 estudantes de graduação e pós-graduação, de cerca de 20 países da região, para uma conversa sobre como a ciência e os cientistas podem, de forma eficaz, ter um impacto positivo na sociedade.
Entre os laureados com o Prêmio Nobel, estão Elizabeth Blackburn (Fisiologia ou Medicina, 2009), Emmanuelle Charpentier (Química, 2020), Bernard Feringa (Química, 2016), May-Britt Moser (Fisiologia ou Medicina, 2014) e Saul Perlmutter (Física, 2011). A atividade será moderada por Adam Smith, diretor científico do Nobel Prize Outreach.
No encontro, os estudantes e os laureados irão abordar questões que incluem as responsabilidades dos cientistas, a construção de diálogos entre a ciência, os atores políticos e a sociedade, as estratégias para a defesa da ciência, o poder da colaboração e as mais amplas implicações sociais desses temas.
O Brasil será o país com o maior número de representantes, 16 no total. Entre os selecionados está a estudante do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Jataí, Thatiane Bonini, orientanda da professora Natasha Costa.
Segundo a estudante, que desde o início da graduação esteve envolvida com projetos de Pesquisa e em Iniciação Científica na área de literaturas de língua inglesa, o convite para participar do evento é uma oportunidade única em sua jornada universitária. “Este diálogo singular com uma grandiosa cientista ganhadora do Nobel tem muito a acrescentar e a agregar para nós, graduandos e pós-graduandos interessados em pesquisa científica.”
Thatiane Bonini - Graduanda do curso de Letras Inglês UFJ
A América Latina e o Caribe enfrentam desafios como mudanças climáticas, instabilidade política e desigualdades sociais, além de ter sido uma das que mais sofreram as consequências da pandemia da COVID-19 no mundo. Ao reunir jovens estudantes, pretende-se inspirar a próxima geração de cientistas a trabalharem juntos para usar a ciência no enfrentamento dos grandes desafios que virão pela frente.
O evento é organizado pelo Nobel Prize Outreach, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), e será transmitido para uma audiência global em 16 de novembro, das 13:00 às 16:00 horas (horário de Brasília).
Unidos pela Ciência - Diálogo Prêmio Nobel América Latina e Caribe
- Transmissão: YouTube Nobel Prize
Source: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ
Categories: Notícias