Thismia panamensis plant biology cover july 2021

Estudo da UFJ é destaque em revista internacional

Em 15/06/21 15:31. Atualizada em 16/06/21 16:52.

Foto da planta encontrada em Jataí-GO foi capa da edição de julho da revista alemã Plant Biology

A publicação do estudo e a escolha da foto para estampar a capa da edição de julho da revista alemã Plant Biology foram um dos momentos mais marcantes, até agora, da história que uniu o curso de Biologia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a planta Thismia panamensis, que começou no verão 2014/2015, quando a espécie, comum em países da América Central e do Sul, foi encontrada pela primeira vez no Cerrado brasileiro, mais precisamente dentro da cidade de Jataí, na reserva da Mata do Açude.

Thismia panamensis Thismia panamensis mata do açude jatai goias

Thismia panamensis  /  Região da Mata do Açude, Jataí/GO

A raridade despertou o interesse dos pesquisadores da UFJ e vários estudos sobre a planta vêm sendo conduzidos desde então. O trabalho, que foi concluído em 2021, e publicado na revista alemã - primeiramente no site e agora na edição impressa para o mês de julho - demonstra como é feita a dispersão das sementes dessa planta, que tem apenas oito centímetros de altura.

As plantas da família Thismiaceae não têm folhas, não realizam fotossíntese e delas se vê apenas a flor, com cores diversas. É carinhosamente apelidada de “lanterna de fada”, de tão delicada que é. Mas, apesar da aparente fragilidade, ela suporta o impacto das gotas de chuva e usa esse mecanismo para esparramar as sementes, garantindo o nascimento de novos exemplares, processo conhecido como ombrohirocoria.

Thismia panamensis Thismia panamensis

Thismia panamensis

Por serem as plantas tão pequenas e vistas na mata apenas por três meses - durante o período chuvoso - os pesquisadores precisaram montar, em laboratório, uma estrutura que simulava o gotejamento da chuva dentro da floresta e, assim, acompanhar detalhadamente a dispersão das sementes.

Os professores Christiano Peres Coelho, Frederico Augusto Guimarães Guilherme, Diego Ismael Rocha e os discentes Gabriel Eliseu Silva, Istela Souza e Maryana Oliveira Azevedo monitoraram 36 indivíduos durante o período reprodutivo. “Essas avaliações em laboratório, aliadas ao que observamos em campo, foram essenciais para o desenvolvimento do nosso trabalho”, contou o professor Christiano Peres Coelho.

A “lanterna de fada” encontrada em Jataí ainda tem muita informação a revelar. Alguns dos estudos em andamento tentam entender como é feita a polinização da planta e também o fato de ela não realizar fotossíntese e de matar os fungos que entram nas raízes dela. “Quem sabe, no futuro, até mesmo descobrir se existe alguma substância nela que pode ter aplicabilidade para nós, humanos”, destacou o professor Christiano Coelho.

Thismia panamensis  Thismia panamensis plant biology cover july 2021

Estrutura para simular em laboratório o gotejamento da chuva dentro da floresta  /  Capa da edição de julho da revista Plant Biology

Edição de Julho da revista Plant Biology: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/14388677/2021/23/4

Confira o artigo publicado na revista: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/plb.13250