
Dia Nacional da Língua de Sinais é celebrado neste sábado
19 anos da publicação da Lei nº 10.436 que regulamenta o uso da Língua Brasileira De Sinais
Neste sábado (24), a Comunidade Surda celebra os 19 anos da publicação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras, como uma língua.
De acordo com o último Censo realizado pelo IBGE em 2010, mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva. A data comemorativa então foi instituída, principalmente, como uma maneira de destacar as dificuldades em acessibilidade enfrentadas por esses cidadãos, que encontram obstáculos desde a socialização até o mercado de trabalho.
A Lei serviu de base para uma série de políticas públicas para inclusão, como a obrigatoriedade da inclusão da Libras nos currículos dos cursos de educação especial, fonoaudiologia e magistério dos sistemas educacionais federais, estaduais e municipais, entre outras conquistas para a comunidade surda.
São quase duas décadas de lutas, mas de muitas conquistas e avanços para garantirmos aos Surdos o direito de se fazer presente na sociedade brasileira.
Atualmente, são 08 alunos surdos assistidos pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFJ, que conta com 07 intérpretes de Libras à disposição da comunidade surda da Universidade.
A UFJ os parabeniza por tantas conquistas! Estamos com vocês!
Fuente: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ
Categorías: notícias Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais