
Docente da UFJ é contemplada em Edital de Auxílio à Pesquisa Colaborativa FAPEG-FAPESP
Edital visa o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os Estados de Goiás e de São Paulo
A docente Carolina Ribeiro Noronha de Souza, do curso de Ciências Biológicas da UFJ, foi contemplada em Edital de Auxílio à Pesquisa Colaborativa Fapeg-Fapesp, com projeto sobre a heterogeneidade dos habitat através do estudo de lagartos tropiduríneos, conhecidos comumente como calango.
A pesquisa receberá um investimento de R$99.882,10 da FAPEG e R$148.924,56 da FAPESP, visando o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os Estados de Goiás e de São Paulo.
O objetivo é estudar diferenças fenotípicas relacionadas à ocupação de hábitats diversos do ponto de vista climático e estrutural. Para isto, os pesquisadores estudarão um grupo de lagartos, chamados tropiduríneos, analisando os ajustes comportamentais e fisiológicos ligados a termorregulação e as interações sociais dos lagartos de diferentes ambientes, uma vez esse grupo de lagartos está distribuído por todo o país, como a floresta amazônica, a mata atlântica, o cerrado e a caatinga.
Os resultados serão utilizados para fomentar modelos de nichos ecológicos relacionados à previsão dos efeitos de mudanças climáticas sobre a biologia dos lagartos, gerando elementos para discussão dos efeitos dessas alterações ambientais sobre a biodiversidade.
Título do projeto: Um olhar sobre a heterogeneidade dos habitats: como a fisiologia e o comportamento de lagartos tropiduríneos permitiram a ocupação de florestas e ambientes abertos?
- Coordenação em Goiás: Profa. Dra. Carolina Ribeiro Noronha de Souza (UFJ)
- Coordenação em São Paulo: Prof. Dr. José Eduardo de Carvalho (Unifesp)
Profa. Carolina segurando lagarto tropidurus no Câmpus Jatobá
Fuente: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ