
Projeto Ser Social e Saúde Mental
Rodas de conversas discutirão saúde mental e os reflexos causados nos acontecimentos da vida cotidiana
O Projeto “Ser Social e Saúde Mental”, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFJ, é coordenado pela psicóloga da UFJ, Aurélia Magalhães de Oliveira Souza, e prevê uma série de rodas de conversas on-line sobre a saúde mental, a ocorrerem ainda em 2020 e ao longo de 2021.
A ideia surgiu da experiência profissional vivida pela própria servidora, tanto na instituição quanto fora dela, ao perceber que situações vivenciadas na sociedade em si, como racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, entre outros preconceitos e práticas discriminatórias, desencadeiam muitos sofrimentos psíquicos e afetam diretamente a saúde mental de muitos, especialmente, dos jovens universitários.
Esse fato ainda é agravado pelo bombardeio de informações disseminadas nas redes sociais e na internet e pela instabilidade, muitas vezes, experienciada durante o processo de adaptação à universidade e/ou nova cidade.
O projeto conta a parceria da nutricionista da UFJ, Beatriz Assis Carvalho Cruvinel, discutindo a boa alimentação como um autocuidado e quanto o adoecimento psíquico pode desencadear transtornos alimentares e vice-versa. E também com apoio dos alunos Iago Barboza de Oliveira e Jardel Cardoso Pinheiro Prestes, e da psicóloga Aline Soares Santos.
O objetivo é promover reflexões sobre questões sociais que podem afetar a saúde mental dos alunos de graduação da UFJ e de outras instituições de ensino superior de Jataí, bem como estimular a integração dos mesmos e o surgimento ou fortalecimento de suas redes de apoio na tentativa de combater, por exemplo, o sentimento de não pertencimento dos estudantes, a fim de identificar e aliviar ou retardar o agravamento de seus possíveis sofrimentos causados durante suas trajetórias enquanto indivíduos inseridos na sociedade.
As rodas de conversa buscarão abordar o tema de uma forma que alcance esse público de forma sistêmica e eficaz, dando a todos os envolvidos a oportunidade de conhecer, discutir e entender a importância de falar sobre saúde mental e os reflexos que ela tem em cada acontecimento da vida cotidiana.
A primeira delas acontece no dia 17 de novembro, às 19h horas, e será transmitida ao vivo pelo canal da UFJ no Youtube: https://youtube.com/comunicacaoufj
Fuente: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ
Categorías: notícias Projeto de Extensao Assistência Estudantil