Comunicado Coronavírus

Comunicado nº 12 - Reitoria inicia discussão de proposta pedagógica e protocolo de retorno pós-pandemia

Em 08/05/20 16:10.

A pauta da reunião foi o desenvolvimento de uma proposta pedagógica emergencial e protocolo de retorno pós-pandemia

 

Na última quinta-feira, dia 07 de março, o reitor da UFJ, professor Américo Nunes da Silveira Neto, e a vice-reitora, professora Giulena Rosa Leite, reuniram-se com os pró-reitores de Graduação, de Pós-Graduação, de Assuntos Estudantis e de Pesquisa e Inovação Tecnológica para discutirem o desenvolvimento de uma proposta pedagógica emergencial e de um protocolo de retorno pós-pandemia.

Considerando que mais de 40 universidades estão realizando essa discussão atualmente e que algumas unidades acadêmicas da UFJ já se adiantaram a esse processo de discussão, a  reunião, que contou com a participação do coordenador da Secretaria de Planejamento e do gerente do Cercomp, teve por objetivo discutir questões inerentes à busca de soluções para retomada das aulas do semestre letivo 2020/1 e as ações de reposição, visto que não há, ainda, a garantia de retomada com segurança das atividades presenciais, em sua totalidade, a curto prazo.

O reitor deixou claro que a discussão não pode ser unilateral, sendo necessária a participação da comunidade acadêmica, com os coordenadores de cursos, coordenadores de programas de pós-graduação e representantes dos discentes e dos técnico-administrativos. Reiterou, ainda, que reconhece “a importância da relação docente-discente no processo de aprendizagem, mesmo que, devido ao momento em que vivemos, não ser possível oferecê-la presencialmente”.

Nesse sentido, considerando que as possibilidades de retomada ou não das atividades de ensino pelo sistema não presencial ensejam uma profunda reflexão – principalmente para que seja mantido o compromisso de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, sem que nenhum de nossos alunos seja prejudicado – foi proposta a composição de um Grupo de Discussão e Trabalho (GDT), para que seja possível ter uma visão clara da realidade interna da UFJ e de cada curso de graduação e pós-graduação, de forma que seja viabilizada uma solução que atenda à nossa comunidade acadêmica nesse momento e depois da pandemia.

O GDT  será estruturado em áreas temáticas, da seguinte maneira:

 1) Graduação – coordenado pela professora Kamila Rodrigues Coelho, para discussão e suporte aos coordenadores dos cursos de graduação;

2) Pós-Graduação – coordenado pelo professor Edésio Fialho dos Reis, para discussão e suporte aos coordenadores dos programas de pós-graduação;

3) Pesquisa e Inovação Tecnológica – coordenado pelo professor Simério Carlos Silva Cruz, para discussão e suporte às pesquisas da UFJ

4) Assuntos Estudantis – coordenado pela professora Luciana Aparecida Elias, para discussão e suporte, bem como diagnóstico da real situação dos estudantes;

5) Planejamento e Tecnologia da Informação – diagnóstico de propostas possíveis para ensino não presencial.

A partir da próxima semana, as unidades acadêmicas serão consultadas para indicação de representantes  para a participação dessa discussão.