oncoliga

Publicada cartilha sobre cuidados ao paciente oncológico no contexto da Covid-19

On 05/06/20 18:03 . Updated at 05/06/20 18:06 .

A cartilha é uma publicação da Liga Acadêmica de Oncologia da UFJ

 

Foi publicada, pelos membros da Liga Acadêmica de Oncologia da UFJ - Oncoliga, sob a coordenação da professora e médica hematologista Adriana Queiroz Arantes Rocha, uma cartilha com orientações sobre os cuidados necessários ao paciente oncológico no contexto da pandemia do novo Coronavírus.

A cartilha traz uma linguagem de fácil entendimento e é um importante instrumento para sanar dúvidas de pacientes oncológicos e de pessoas que lidam com eles.

De acordo com a cartilha, o paciente oncológico apresenta maior risco nesse momento por três fatores: o tratamento imunossupressor pelo qual os indivíduos com câncer são submetidos, os próprios acometimentos que o câncer pode causar e o fato de esses pacientes frequentemente visitarem o hospital. 

Segundo a professora Adriana Queiroz Arantes Rocha, o objetivo da publicação é "situar o paciente oncológico com informações verídicas e confiáveis sobre a Covid-19 e apresentar medidas preventivas, dadas suas especificidades".

A cartilha traz, também, informações sobre doação de sangue durante a situação de emergência em saúde pública e pode ser acessada aqui.