Colação

UFJ realiza colação de grau antecipada de Fisioterapia e de Medicina

En 27/04/20 14:18 . Actualizado en 14/05/21 16:23 .

Cerimônia foi realizada por videoconferência, atendendo às orientações para prevenção e controle à Covid-19

O Reitor da UFJ, professor Américo Nunes da Silveira Neto, na manhã dessa segunda-feira, dia 27 de abril, outorgou grau em nível administrativo a 30 novos profissionais da área de saúde (04 fisioterapeutas e 26 médicos), em cerimônia realizada por videoconferência.

Essa colação foi para atender ao preceituado na Portaria 383, de 09 de abril de 2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Inicialmente, seria feita apenas a assinatura das Portarias que dispõem sobre colação de grau, em nível administrativo, dos estudantes, na condição de formandos dos cursos de graduação em Fisioterapia e Medicina da UFJ. Mas, considerando que a excepcionalidade não poderia tirar o caráter protocolar da cerimônia, ficou decidido que seriam adotadas as medidas exigidas pela OMS, decretos Estadual e Municipal, bem como as orientações do Comitê COVID-19 da UFJ e a cerimônia seria realizada por videoconferência.

Na ocasião, tiveram oportunidade para fazer suas considerações (online) a vice-reitora da UFJ, professora Giulena Rosa Leite, o diretor da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, professor Daniel Côrtes Beretta, a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Eliane Gouveia de Morais Sanchez, a coordenadora do curso de Medicina, professora Juliete Terezinha Silva e um discente de cada curso.

Em seu discurso, professor Américo disse que o objetivo da colação de grau antecipada é ajudar na universalidade do atendimento em saúde ao povo brasileiro, incrementando a força de trabalho do sistema de saúde com a inserção desses novos profissionais, e reiterou que não restam dúvidas de que esses concludentes estão plenamente capacitados para o efetivo exercício da profissão por eles escolhida.

colação  colação