UFJ na luta contra o coronavíru

UFJ Solidária

En 07/04/20 16:41 . Actualizado en 07/04/20 16:42 .

A ação UFJ Solidária visa colaborar com o enfrentamento à pandemia provocada pela Covid-19

Considerando o compromisso que a universidade tem para com a sociedade, a UFJ desenvolve diversas ações de extensão voltadas às populações em situação de vulnerabilidade social. Essas populações são as mais afetadas pela grave crise sanitária e econômica que acompanha a pandemia da Covid-19 e que requer como medida prioritária para o enfrentamento ao vírus o isolamento social.

Assim, foi iniciada a ação UFJ Solidária - projeto de extensão ação de extensão que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19 - com o objetivo de atender, por meio de doações, discentes e servidores terceirizados da UFJ que se encontram em situação de vulnerabilidade social, indivíduos em situação de rua, à margem do sistema econômico e do mundo do trabalho, imigrantes/refugiados, idosos institucionalizados e outros, de acordo com a possibilidade de atendimento.

Epecificamente, o objetivo da UFJ Solidária é atuar nas seguintes ações:

1. Na arrecadação, organização e distribuição de alimentos e produtos de higiene e EPIs;

2. Na organização e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para atividades de combate ao Covid-19, como campanha de vacinação e teleatendimento para dúvidas sobre a doença;

3. Na produção de solução antisséptica a partir de álcool 70%;

4. Na produção de EPIs (máscaras de proteção para profissionais de saúde, criadas em impressora 3D).

A gestão das doações geradas por esta campanha será efetuada pela Comissão Gestora da Ação UFJ Solidária.

Serão distribuídas cestas básicas e produtos de higiene pessoal e de limpeza, de acordo com o recebimento das doações. Os doadores dos produtos farão a entrega das doações diretamente aos representantes/lideranças da comissão. As entregas serão acompanhadas por um membro da Comissão gestora da Ação UFJ Solidária, que documentará a ocasião. Os representantes/líderes dos grupos, favorecidos pelas doações, assinarão um recibo com a relação das doações. As cópias digitais desses recibos serão disponibilizadas no site da campanha.

Importante destacar que o número de grupos atendidos e a quantidade de produtos doados dependem, estritamente, da quantidade de doações recebidas.

A Comissão UFJ Solidária é composta por membros de variadas áreas do conhecimento, que solidária e responsavelmente, não estão medindo esforços técnicos, científicos e pessoais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus: 

1 - Prof.ª Angela Rodrigues Luiz – Professora do Curso de Educação Física;

2 - Discente Camila Moraes Prado – Discente do Curso de Enfermagem – Participante do Grupo 5 do Pet Interprofissionalidade;

3 - Prof.ª Carla Silva Siqueira – Prof.ª do Curso de Medicina;

4 - Prof.ª Karla da Silva Malaquias – Professora do Curso de Química;

5 - Prof.ª Liliane Vieira Martins Leal – Professora do Curso de Direito – Coordenadora de Assuntos Administrativos/UFJ;

6 - Prof.ª Ludmila Grego Maia – Professora do Curso de Enfermagem e Pró-reitora de Extensão e Cultura/UFJ;

7 - Prof.ª Marise Ramos de Souza – Professora do Curso de Enfermagem;

8 - Técnico-Administrativa Michaela Andréa Bette Camara – Assessora de Comunicação UFJ.

 

A Comissão tem se reunido constantemente, de maneira remota, e na primeira reunião foram definidas algumas ações, conforme Ata do dia 22 de março.