UFJ na luta contra o coronavíru

UFJ entrega protetores faciais ao Hospital Padre Tiago na Providência de Deus

Sur 03/04/20 14:33.

Os protetores faciais estão sendo fabricados no centro de criação e prototipagem vinculado à UFJ/JataíTech

 

Na manhã dessa sexta-feira, dia 03 de abril, o reitor da UFJ, professor Américo Nunes da Silveira Neto, a vice-reitora, professora Giulena Rosa Leite, e o diretor-executivo do JataiTech, professor Danival Vieira de Freitas, fizeram a entrega de trinta (30) protetores faciais "face shields" ao diretor-administrativo do Hospital Padre Tiago na Providência de Deus, Frei Saulo Antonio Ferreira da Silva. 

Os protetores doados sao destinados aos profissionais da saúde da instituição, especificamente aos que estão atuando na UTI e no serviço oncológico.

Na próxima semana, serão entregues protetores faciais ao Hospital das Clínicas de Jataí.

visita_pe_tiago

 

UFJ na luta contra o coronavírus

 

A Pandemia do novo coronavírus tem unido instituições e profissionais do mundo na busca por soluções para um grande problema no enfrentamento do COVID-19: a insuficiência de equipamentos de assistência médica para serviços de saúde. E é nesse contexto, de contribuição científica - e principalmente social -, que se insere o centro de criação e prototipagem vinculado ao Parque Científico e Tecnológico de Jataí (JataíTech) da Universidade Federal de Jataí, que está produzindo protetores faciais “face shields” e que serão destinados ao Hospital das Clínicas e Hospital Padre Tiago na Providência de Deus, para uso dos profissionais da saúde. O suprimento protege contra gotículas e ajuda a prolongar a vida útil das máscaras que estão em falta em todo o Brasil.

O modelo mais adequado, de domínio público e com as adequações permitidas pelo criador, foi o Face Shield UFJ, criados em impressoras 3D, com materiais termoplásticos  biodegradáveis.

O equipamento não terá o registro da Anvisa, que liberou o desenvolvimento de equipamentos médicos sem registro em caso de emergência. O condicionante, informado pela agência, é a necessidade do aval dado pelo administrador da unidade de saúde para utilização de dispositivo.

Máscara                              mascara

 

São parceiros do projeto:

logo_parceiros