álcool1

UFJ produz solução antisséptica que substitui álcool em gel

En 31/03/20 18:51 . Actualizado en 01/04/20 14:25 .

Solução é feita de acordo com protocolo da OMS

 

A UFJ está produzindo, conforme protocolo da OMS - que orienta laboratórios na produção de sanitizante que substitui álcool em gel - uma solução antisséptica que será destinada à comunidade acadêmica que está atuando voluntariamente em ações de prevenção e controle ao surto epidemiológico do novo coronavírus, a unidades de saúde e profissionais que estão atuando nos serviços essenciais durante a pandemia.

A iniciativa - que é uma parceria entre a UFJ, IFG, Raízen e Energética Serranópolis, que conta também com a doação de voluntários - surgiu da necessidade de se ter um substituto ao álcool em gel, que está em falta em vários locais, principalmente pela falta de matéria-prima, mas que tivesse eficácia comprovada e um melhor custo-beneficio.

Nesse sentido, fazendo uso do álcool 70% doado pela Raízen e pela Energética Serranópolis, professores do curso de Química da UFJ usaram o protocolo da OMS (aqui), que se encontrava apenas em inglês, e que foi traduzido para o português pelo pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Filipe Canto Oliveira e os tradutores Marwin Bravin, Gabriel Leszczinski e Marina Araújo Vieira, com colaboração de Samira Spolidorio.

O documento foi elaborado especialmente para ajudar farmácias de manipulação e demais empresas produtoras de álcool em gel no País e está dividido em duas partes. A parte A fornece um guia prático para uso na bancada durante o preparo das formulações, que pode ser fixado na parede da unidade de produção. A parte B resume algumas informações técnicas básicas e é retirada das Diretrizes da OMS sobre a Higiene das Mãos nos Cuidados com a Saúde (2009), contendo, ainda, informações importantes sobre segurança e custos e um material suplementar relacionado a dispensadores e distribuição.

 álcool2      alcool 

alcool     alcool

álcool1   alcool

álcool1     alcool

rótulo_1

 

 

Fuente: https://jornal.usp.br/atualidades/protocolo-da-oms-orienta-laboratorios-a-produzir-sanitizante-que-substitui-alcool-gel/