Post UFJ

Carta da Reitoria da UFJ à Comunidade

En 23/03/20 17:27 . Actualizado en 23/03/20 21:17 .

Em documento destinado à comunidade, Reitoria traz informações sobre a atuação da UFJ nas ações de prevenção e controle ao surto epidemiológico de coronavírus

 

Carta da Reitoria da UFJ à comunidade.

 

Jataí, 23 de março de 2020.

 

A pandemia do novo coronavírus colocou-nos em uma situação difícil e, sobretudo, desconhecida. O momento afeta não apenas nós, brasileiros, mas o mundo todo.

À frente da gestão da Universidade Federal de Jataí, além da obrigação de zelar pela segurança da comunidade acadêmica – discentes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados – temos o compromisso social de colocar nossa instituição à disposição do nosso município, do nosso estado e do nosso país.

Tão logo se instaurou a crise epidemiológica, preocupados em sermos assessorados por profissionais capacitados, foi criado o Comitê Interno de Prevenção e Controle ao Surto Epidemiológico de Coronavírus (Comitê COVID-19), cujos profissionais são especialistas nessa área de conhecimento e que subsidiaram as decisões adotadas, como suspensão das atividades acadêmicas e realização de eventos e, posteriormente, as atividades presenciais não essenciais, com realização, quando possível, de teletrabalho, de forma a diminuir o convívio social enquanto durar a possibilidade de transmissão da doença.

Mas, cumprindo com seu compromisso com a sociedade, a UFJ tem atuado em várias frentes de apoio ao enfrentamento da crise.

A primeira delas é o atendimento à solicitação do Governo do Estado de Goiás e do Município de Jataí, no que concerne ao apoio na campanha nacional de vacinação de prevenção ao H1N1, objetivando a não aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e, ainda, não sobrecarregar o sistema público de saúde do município, de forma que as forças de trabalho sejam direcionadas para as ações de controle e prevenção ao coronavírus, com a disponibilidade de servidores (professores e técnico-administrativos) e discentes dos cursos da área de saúde da UFJ, VOLUNTARIAMENTE.

Além disso, a UFJ criou uma campanha para arrecadação de Equipamentos de Proteção Individual para as equipes que estarão à frente da campanha de vacinação, de forma que todos possam exercer suas funções devidamente protegidos. Nessa campanha, além das doações de empresas privadas e de particulares, temos uma adesão dos responsáveis pelos laboratórios e órgãos de nossa instituição, que estão doando EPIs que são usados em atividades acadêmicas para as equipes que estarão atendendo ao chamado dos órgãos governamentais.

Frisa-se que todos os laboratórios da UFJ estão à disposição dos nossos pesquisadores, cujas atividades servirão de apoio às ações de prevenção, controle e diagnóstico do coronavírus. E temos muito professores organizando aulas e treinamentos EAD.

Recebemos a doação de 500 litros de álcool 70% e estamos buscando alternativas para a transformação em álcool em gel.

Várias outras medidas podem ser tomadas, a exemplo da iniciativa do PET SAÚDE Interprofissional – Programa de Educação Tutorial, em recolher gêneros alimentícios e material de higiene para posterior doação a famílias carentes, ou, ainda, a ação social dos Técnico-Administrativos que, em parceria com servidores da UEG e do grupo de ciclistas, doaram cerca de 240 detergentes e 420 sabonetes para serem distribuídos na cidade. Ações como essas são muito importantes e exemplificam como é possível contribuir de diferentes maneiras.

Não sabemos até quando perdurará essa situação, mas, reiteramos que o isolamento social é a maneira mais eficiente e fácil de ajudar e conter a disseminação do vírus.  Portanto, pedimos a manutenção do diálogo pelos diversos canais de comunicação.

Agradecemos a todos os nossos servidores e discentes – aqueles que estão à frente das ações, bem como aqueles que estão fazendo teletrabalho e aos que estão realizando as atividades essenciais e que não podem parar. Esse momento exige compromisso e solidariedade e sabemos que, no que depender de nossa comunidade acadêmica, superaremos todas as adversidades e sairemos mais fortes.

Américo Nunes da Silveira Neto                                       

Reitor Pro Tempore da UFJ

 

Giulena Rosa Leite

Vice-Reitora Pro Tempore da UFJ