Comite COVID-19

COMUNICADO Nº 1 - UFJ instala comitê Covid-19

En 13/03/20 14:45 . Actualizado en 17/03/20 11:04 .

Comitê interno é consultivo e tem a função principal de atuar na prevenção à doença, monitoramento e atualização das recomendações das autoridades sanitárias.

Foi instalado hoje, pela Reitoria Pro Tempore da UFJ, o Comitê Interno Covid-19, presidido pelo professor Hélio Ranes (médico infectologista e professor do Curso de Medicina, médico do SIASS), que está em constante atenção à situação epidemiológica nacional e municipal, para discussão sobre as principais medidas a serem adotadas pela instituição no que concerne ao coronavírus e à segurança da comunidade universitária.

A Reitoria entende que, neste momento, não sejam necessárias medidas extremas, devendo ser mantidas as atividades da universidade, seguindo normalmente com as ações de ensino, pesquisa  extensão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (2020), as medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização frequente das mãos com água e sabão, ou álcool gel a 70%; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

Os alunos da área de saúde - que atuam no estágio hospitalar - receberam treinamento em serviço a respeito de como se portar para prevenção.

Recomenda-se que servidores, alunos e visitantes que estiveram fora do país nos últimos dias fiquem sob observação em relação aos principais sintomas - que vão desde infecções em vias aéreas superiores, bem parecidas com um resfriado comum, ou até casos de pneumonia ou insuficiências respiratórias agudas. Por se tratar de uma doença nova, quaisquer indícios de dificuldades respiratórias merecem atenção especial.

Outra recomendação é que pessoas com sintomas leves fiquem em casa e quem manifestar sintomas graves deve procurar atendimento médico, evitando frequentar as aulas antes de ter um diagnóstico.

A comissão aconselha ainda que ocorra a avaliação criteriosa sobre a necessidade de viagens e eventos com elevado número de participantes.

Coronavírus

O coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias e teve seu novo agente descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China, quando passou a ser denominado de Covid-19.

O Ministério da Saúde manifestou-se dizendo que as investigações sobre as formas de transmissão da doença ainda estão em andamento. Contudo, neste momento, sabe-se que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa pelo ar ou por contato com as secreções contaminadas (saliva, espirro, tosse, catarro).

Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado, podendo causar infecção do trato respiratório, como as pneumonias – febre, tosse, dificuldade para respirar.

A prevenção é baseada nos seguintes cuidados básicos:

• - lavar as mãos, frequentemente, com água e sabão;
  • - quando não for possível lavar s mãos, usar desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • - evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • - evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • - ficar em casa quando estiver doente;
  • - cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • - limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Para outras informações sobre o Convid-19, baixe o aplicativo (app) oficial do Ministério da Saúde no seu dispositivo móvel (smartphone), Coronavírus – SUS, ou acesse o site do Ministério da Saúde.

[Atualização]

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 19, DE 12 DE MARÇO DE 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

PORTARIA Nº 356, DE 11 DE MARÇO DE 2020, que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

Archivos Relacionados Tamaño Archive fingerprint
Instrução Normativa Nº 19, de 12 de Março de 2020 88 Kb 463b49e7d83108a7c7ffbe3a16aa2aab
Portaria Nº 356, de 11 de Março de 2020 96 Kb fd4bd3f6dc9bf9ca69c25684da44313f