Sistema de Bibliotecas - SIBI/UFJ

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Jataí é composto por duas bibliotecas e tem como objetivo tratar e disponibilizar informações nos mais variados suportes, além de oferecer uma gama de produtos e serviços a toda a comunidade acadêmica e comunidade externa levando em consideração os eixos basilares da universidade que são a pesquisa, o ensino, a extensão e inovação.

Site SIBI/UFJ: sophia.ufj.edu.br

Segue abaixo todas as informações necessárias para uma melhor utilização do Sistema de Bibliotecas:

Guia do Usuário das Bibliotecas da UFJ

Estrutura organizacional do SIBI/UFJ

1. -  Direção: Bibliotecário Luismar de Carvalho Junior direcao.sibi@ufj.edu.br
  2. -  Vice-Direção: Bibliotecária Anne Oliveira
  3. -  Coordenação de Difusão da Informação: Bibliotecária Anne Oliveira atendimento.sibi@ufj.edu.br
  4. -  Coordenação de Desenvolvimento de Coleções: Bibliotecária Natasha Pacheco de Mello Oliveira colecoes.sibi@ufj.edu.br
  5. -  Departamento de Processamento Técnico: Bibliotecária Eliane Vanessa da Costa Torres protec.sibi@ufj.edu.br
  6. -  Coordenação de Recursos Tecnológicos: bdtd.sibi@ufj.edu.br

Bibliotecas:

Biblioteca Flor do Cerrado - Campus Jatobá

Biblioteca Binômino da Costa Lima -  Campus Riachuelo

-  Horário de funcionamento: de segunda à sexta feira das 7h15 às 21h para a Biblioteca Flor do Cerrado e de segunda à sexta feira das 9h às 12h e das 13h às 19h para a Biblioteca Binômino da Costa Lima

Telefones de contato

Biblioteca Flor do Cerrado :

• -  Serviço de Atendimento ao Usuário: 64 3606 8260
  • -  Direção: 3606-8261

Biblioteca Binômino da Costa Lima: 64 3606-8380

E-mails de contato:

Produtos e serviços

• -  Atendimento especializado: Laboratório de acessibilidade informacional para  pessoas com deficiência.

• - Reservas de espaços: A biblioteca Flor do cerrado disponibiliza a reserva dos seguintes espaços para atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação: Sala Multiuso, Centro de Informática e Apoio Didático (CIAD) e Sala de Reuniões. As reservas estão autorizadas mediante a solicitação de docentes e técnicos administrativos e devem ser encaminhadas para o email secretaria.sibi@ufj.edu.br. As solicitações serão atendidas de acordo com a disponibilidade dos espaços.

Durante a pandemia o acesso aos acervos está restrito aos funcionários das bibliotecas.

A consulta local é disponível para toda comunidade, independente do vínculo institucional. Não é necessário agendamento para utilizar esse serviço.

• -  Espaços para estudo: As bibliotecas possuem espaços para estudo coletivo e individual, aberto para toda comunidade. Para utilizar os espaços é importante respeitar todos os protocolos de biossegurança adotados pela UFJ (uso de máscara, distanciamento e uso de álcool gel).

• -  Empréstimo domiciliar: É destinado aos estudantes e servidores com vínculo ativo com a UFJ. Os prazos e quantidades de materiais permitidos para empréstimo variam de acordo com a categoria de usuário. Para mais informações consulte no Guia de Usuário.

• -  Empréstimo de computadores: o SIBI/UFJ oferece o empréstimo de notebooks (chromebooks). O serviço é destinado a atender exclusivamente estudantes que estejam regularmente matriculados e cadastrados no SIBI/UFJ. O prazo de empréstimo é de 30 dias.

• -  Serviços web: O SIBI/UFJ oferece aos usuários os serviços de renovação e reserva via web. Para utilizar os serviços é necessário solicitar o login e senha pelo e-mail: atendimento.sibi@ufj.edu.br

• -  Pagamento de Multas: O atraso na devolução de material informacional e notebooks gera pendências junto ao SIBI/UFJ. A multa é de R$ 1,50 por dia e por livro e para notebooks, R$ 1,50 por dia. Pendências em aberto suspendem a realização de novos empréstimos. Para gerar a guia GRU para o pagamento de multas, siga as instruções em https://bc.ufg.br/n/82998-gerar-boleto-gru-para-pagar-debitos

• -  Ficha catalográfica: O Sistema de Bibliotecas disponibiliza programa para geração automática de fichas catalográficas para TCCs, dissertações e teses produzidas na UFJ https://ficha.dev.ufj.edu.br/

Para outras publicações, entre em contato pelo e-mail: protec.sibi@ufj.edu.br

• -  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Disponibiliza dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação Stricto sensu da UFJ: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/

Para orientações sobre como publicar acesse: https://copg.jatai.ufg.br/p/39324-teses-e-dissertacoes-como-publicar-na-bdtd

• -  Desenvolvimento de Coleções: Realiza os processos de seleção e aquisição por meio de compra, doação e permuta de materiais de informação em suportes físicos e digitais.

Requisitos:

- As doações devem ser formalizadas: termo de doação e apresentação da listagem dos itens que estiverem sendo doados. O doador deve preencher o documento e assinar. O termo de doação é disponibilizado na biblioteca no momento da doação.