ufj no III ReBraUPS

Equipe da UFJ participa de importantes encontros sobre promoção da saúde e políticas institucionais no Rio de Janeiro

Em 30/10/24 10:52. Atualizada em 30/10/24 11:48.

Eventos contaram com a presença do reitor 

Nos dias 21 e 22 de outubro, a equipe da Universidade Federal de Jataí (UFJ) marcou presença no III Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (ReBraUPS), realizado na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de diversas universidades para discutir temas fundamentais como promoção da saúde, mudanças climáticas, avanços do neofascismo e pautas sociais emergentes.

 

A programação do encontro destacou o papel das universidades frente aos desafios contemporâneos e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Representando a UFJ, estiveram presentes integrantes do Observatório de Saúde Mental (Obsam) e do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), além do reitor Christiano Peres Coelho, que participaram das reflexões sobre a formação educacional necessária para que as universidades promovam mudanças sociais significativas.

 

Logo em seguida, de 23 a 25 de outubro, a equipe da UFJ participou do XI Congresso Ibero-Americano de Universidades Promotoras da Saúde, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Com o tema central “Políticas Institucionais Promotoras da Saúde que valorizem a vida”, o congresso contou com a colaboração de pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de várias partes do mundo, que debateram a importância da universidade como um ambiente de promoção da saúde e sustentabilidade.

 

O evento baseou-se na definição da Carta de Okanagan, que enxerga a Universidade Promotora da Saúde (UPS) como uma instituição empenhada em transformar o ambiente universitário e suas comunidades em espaços que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida. A participação ativa da UFJ reforça seu compromisso em contribuir para políticas interdisciplinares e promover uma cultura organizacional de saúde, impacto que se estende ao ambiente acadêmico e à sociedade.

 

A UFJ está atuando em prol de seu credenciamento como UPS, fortalecendo e ampliando ações de promoção e vigilância em saúde no contexto do ensino superior.

 

UPS_congresso_2

UPS_congresso

UPS_encontro

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ

Categorias: Notícias Destaques