UFJ institui o Comitê de Processos e Governança de Dados e o Comitê de Gestão Integrada de Dados e Segurança da Informação
Os Comitês realizarão atividades voltadas à promoção de uma cultura de gestão baseada em processos, riscos e governança integrada de dados, à adequação da UFJ à Lei-Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como a diversas normativas relacionadas ao acesso, privacidade e segurança da informação
A Universidade Federal de Jataí (UFJ), por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), criou dois comitês técnicos que fortalecem a governança da instituição. Eles possuem como objetivos primordiais contribuir com uma gestão mais moderna, eficiente e transparente, com vistas ao cumprimento da missão e o atingimento dos objetivos da Universidade.
A implantação do Comitê de Gestão de Processos e Riscos faz parte de um rol de ações tomadas pela atual gestão que visa adequar à instituição à Instrução Normativa Conjunta nº 01, de 10/05/2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Decreto nº 9.203, de 22/11/2017. O grupo realizará as atividades de mapeamento, análise, modelagem, melhoria, integração, padronização e transformação dos fluxos internos, objetivando otimizar as rotinas de trabalho e a racionalização dos recursos utilizados. Além disso, o comitê também possui como atribuição a identificação dos riscos inerentes aos processos, propondo ações de prevenção e/ou mitigação junto às unidades administrativas e acadêmicas.
Já o Comitê de Gestão Integrada de Dados e Segurança da Informação atenderá a diversas normativas relacionadas ao acesso e à proteção de dados e informações, dentre elas a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), a Lei nº 13.709/2018 (Lei-Geral de Proteção de Dados), o Decreto nº 8.777/2016 (institui a Política de Dados Abertos), a Instrução Normativa GSI nº 1/2020 (dispõe sobre a Estrutura de Gestão da Segurança da Informação – GSI) e a Portaria SGD/MGI nº 852/2023 (dispõe sobre o Programa de Privacidade e Segurança da Informação – PPSI). Suas principais atribuições são a elaboração do Plano de Dados Abertos da Universidade, o gerenciamento dos dados sensíveis e confidenciais gerados e tratados nos processos de trabalho, a elaboração das Políticas de Proteção de Dados Pessoais e de Privacidade e Segurança da Informação, bem como a adequação institucional à LGPD, dentre outras.
As portarias de criação dos comitês com as atribuições podem ser acessadas nos processos SEI nº 23854.003045/2024-76 e nº 23854.005772/2024-78 e também no sítio eletrônico da Proplan por meio dos seguintes links: Escritório de Processose Escritório de Governança de Dados e Segurança da Informação.
A reunião inicial de ambos os comitês foi realizada em 03/09/24, na Sala Multiuso da Biblioteca Flor-do-Cerrado, Campus Jatobá. Na ocasião foram apresentados os contextos governamental e legal que fundamentaram a criação dos comitês, debatidas suas atribuições, a importância da modelagem de processos, da gestão de riscos e da governança de dados para a instituição e os objetivos e desafios dos trabalhos a serem realizados. O material de apoio utilizado pode ser acessado aqui.
O Presidente dos Comitês e Coordenador de Processos e Governança de dados da Proplan, Prof. Marcelo Silva Freitas, esclarece que “o mapeamento, a modelagem e o monitoramento dos processos são fundamentais tanto para o planejamento quanto para o controle de riscos nas operações institucionais, otimização de fluxos, minimização de retrabalho, dentre outros benefícios. Como todo processo lida com dados e, via de regra, gera novos dados, o tratamento, a integração, a proteção e a segurança dessas informações demanda uma governança. Trata-se de trabalho hercúleo, que demandará tempo e atuação colaborativa entre os membros do comitê, bem como uma mudança gradual de cultura de toda a comunidade”.
Membros do Comitê de Gestão de Processos e Riscos e do Comitê de Gestão Integrada de Dados e Segurança da Informação
e convidados em reunião inicial para apresentação e alinhamento dos trabalhos a serem desenvolvidos
A Vice-Reitora, Profa. Alana Flávia Romani, ressalta a importância da criação dos aludidos comitês: “Considero a criação desses grupos técnicos um grande avanço para a maturidade institucional da UFJ. Os trabalhos a serem desenvolvidos, além de atender a necessidades legais, contribuirão para uma tomada de decisões mais qualificada e segura, o que beneficia toda comunidade acadêmica e favorece o cumprimento da nossa missão e dos objetivos institucionais”.
Com a criação dos comitês a UFJ reforça seu empenho com a modernização, aperfeiçoamento e melhoria contínua dos processos de trabalho da Universidade e o compromisso com o atingimento de sua missão de forma consistente, colaborativa, eficiente e eficaz.
Categorias: Notícias