UFJ participa do I Encontro FUNAPE: Ciência, Tecnologia e Inovação
O evento é um ação da FUNAPE em prol da integração entre as instituições por ela apoiadas
A Universidade Federal de Jataí (UFJ) marcou presença no I Encontro FUNAPE: Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em Goiânia no dia 29 de agosto de 2024. O evento reuniu reitores das instituições de ensino superior federais do estado, comunidade acadêmica e científica e contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O objetivo do encontro foi consolidar o apoio contínuo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) ao desenvolvimento científico e tecnológico, além de promover a integração entre as instituições apoiadas em projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação e desenvolvimento institucional.
Na ocasião, a UFJ contou com a disponibilização de importante espaço de divulgação ofertado pela Fundação e pode reforçar seu compromisso com a excelência acadêmica, científica e a inovação, alinhando-se aos objetivos da FUNAPE de fomentar pesquisas que impactem positivamente a sociedade. O encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para troca de experiências e fortalecimento das parcerias institucionais.
Além do reitor, professor Christiano Peres Coelho, participaram da atividade os pró-reitores de Planejamento, professor Danival Freitas, de Administração e Finanças, professor Marcos Wagner Ribeiro, e o coordenador do Laboratório de Prototipagem e Fabricação Digital (BeeLab), técnico administrativo Francys Pimenta de Faria.
A ministra Luciana Santos, em seu discurso, ressaltou a importância do papel das universidades no avanço da ciência e tecnologia no Brasil, destacando o apoio fundamental da FUNAPE nesse processo. Segundo a ministra, 90% da produção científica nacional é realizada nas universidades.
O I Encontro FUNAPE: Ciência, Tecnologia e Inovação também serviu como um espaço para discussão de novas estratégias e colaborações entre as universidades e outras instituições apoiadas pela FUNAPE. As discussões realizadas no evento devem resultar em ações concretas que fortalecerão ainda mais a integração entre ciência, tecnologia e inovação, impulsionando o desenvolvimento econômico e social regional e nacional.