comitê_mulheresUFJ_

Universidade Federal de Jataí Institui Comitê para Promoção da Equidade de Gênero

Em 17/07/24 12:08. Atualizada em 22/07/24 16:00.

O Comitê deverá subsidiar ações, elaborar e monitorar políticas voltadas para a promoção da equidade de gênero e suas interseccionalidades

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) acaba de criar o Comitê Mulheres da UFJ, vinculado ao gabinete da Reitoria. Este comitê tem como objetivo principal subsidiar ações, elaborar e monitorar políticas institucionais voltadas para a promoção da equidade de gênero e suas interseccionalidades.

De acordo com a resolução de criação, o Comitê Mulheres da UFJ será responsável por diversas atividades, incluindo a realização de diagnósticos situacionais envolvendo servidoras, colaboradoras terceirizadas, estagiárias, bolsistas e discentes da universidade. Esses diagnósticos visam produzir relatórios que aproximem a gestão da realidade em que atua, subsidiando o planejamento e políticas institucionais.

Outras atribuições do Comitê incluem o levantamento de ações ou projetos institucionais que abordem temas de gênero e suas interseccionalidades, a apresentação de um plano de ação anual para a Reitoria e a proposição de ferramentas para a criação, viabilização, aprimoramento e monitoramento de iniciativas referentes às mulheres nas dimensões acadêmicas do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Além disso, o Comitê promoverá debates com a comunidade acadêmica e Pró-Reitorias sobre os direitos das mães discentes, servidoras e terceirizadas, buscando sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as maternidades plurais. Também está prevista a articulação com a Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas para definir ações de desenvolvimento na pauta de gênero e a estimulação de parcerias internas e externas com potencial de cooperação para a promoção da equidade de gênero.

comitê_mulheresUFJ_
Participantes do Comitê Mulheres da UFJ e Pró-reitorias convidadas em reunião para apresentações e encaminhamentos de ações e estudos

O Comitê Mulheres da UFJ se reunirá mensalmente em caráter ordinário e extraordinariamente mediante convocação. As integrantes iniciais do Comitê Mulheres da UFJ são: a vice-reitoria, professora Alana Flávia Romani, como presidenta; a técnica-administrativa Estael de Lima Gonçalves, da Secretaria de Comunicação, como vice-presidenta; e as servidoras Ana Danielly Fernandes da Silva, Instituto de Ciências Humanas e Letras; Cristiane Costa Ferreira e Michely Coutinho Oliveira de Andrade, Secretaria de Comunicação; Eva Aparecida de Oliveira, Faculdade de Educação; Helga Maria Martins de Paula e Sirlene Moreira Fideles, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Tatiana Franca Rodrigues Zanirato, Instituto de Ciências Humanas e Letras; Walquíria Dutra de Oliveira, do Centro de Gestão Acadêmica.

Com a criação deste comitê, a UFJ reforça seu compromisso com a promoção da equidade de gênero e a valorização das diversas realidades e necessidades das mulheres na comunidade acadêmica.

comitê_mulheresUFJ

Categorias: Notícias Comitê Mulheres da UFJ Equidade de gênero