reitores_supernovasenovissimas

UFJ participa do II Encontro das Universidades Novíssimas e Super Novas no sul da Bahia

Em 20/06/24 09:21. Atualizada em 20/06/24 10:09.

O evento aconteceu na UFSB e tem por objetivo discutir a interiorização da educação superior no Brasil

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, sediou o II Encontro das Universidades Novíssimas e Super Novas. O evento reuniu 10 universidades federais recentes e teve como foco a gestão estratégica universitária.

O encontro foi uma oportunidade para discutir e compartilhar práticas inovadoras de gestão, desafios e estratégias de desenvolvimento em universidades federais recém-criadas. O reitor da UFJ e outras instituições similares estiveram presentes, promovendo um diálogo construtivo sobre o futuro do ensino superior no Brasil.

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil, abriu o evento com uma palestra, destacando o compromisso do governo federal com as novas universidades federais. Ele ressaltou os desafios tecnológicos, socioeconômicos, culturais e ambientais atuais, afirmando que essas instituições, com seus modelos inovadores, estão bem posicionadas para desenvolver soluções criativas. Durante sua fala, Brasil também discutiu com os reitores as demandas das universidades em relação a pessoal, recursos e políticas de consolidação.

reitores_supernovasenovissimas

Reitores das Universidades novíssimas e supernovas reunidos na UFSB

No painel "Assimetrias nas Novíssimas e Supernovas Universidades Federais do Brasil e seu Impacto na Gestão Estratégica", realizado no segundo dia de evento, o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), professor Christiano Peres Coelho, destacou as desigualdades estruturais e de recursos enfrentadas por essas instituições, discutindo como essas assimetrias influenciam a eficácia administrativa e acadêmica. A moderação ficou a cargo do pró-reitor de Planejamento da UFSB, Franklin Matos, que reforçou a necessidade de políticas públicas específicas para equilibrar essas diferenças e promover uma gestão mais eficiente e inclusiva nas universidades emergentes.

Esses encontros são marco importante para fortalecer as redes de colaboração entre essas instituições e aprimorar a eficiência administrativa e acadêmica. A participação da UFJ reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação na gestão universitária.

Reitor Christiano_II encontro supernovas_apresentação

Reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho o painel "Assimetrias nas Novíssimas e Supernovas
Universidades Federais do Brasil e seu Impacto na Gestão Estratégica"

Reitor Christiano_II encontro supernovas

Os professores Christiano Peres Coelho, reitor da UFJ e Franklin Matos, pró-reitor de Planejamento da UFSB

Iniciado em 2023 no Piauí, os encontros anuais das universidades novíssimas e super novas têm o objetivo de trocar experiências e compartilhar perspectivas entre as instituições participantes: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Essas universidades, criadas no final da fase de expansão da rede federal de universidades em regiões periféricas, enfrentaram desafios na instalação e desenvolveram laços com seus territórios e a comunidade científica. Os encontros são oportunidades valiosas para a troca de experiências e colaboração entre reitores e reitoras dessas instituições.

Imagens: UFSB
Redação: Estael de Lima Gonçalves