pecG-2

UFJ Adere ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Em 20/06/24 09:12. Atualizada em 20/06/24 09:15.

Adesão ao PEC-G marca um passo importante na internacionalização e ampliação das oportunidades acadêmicas na instituição

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) acaba de oficializar sua participação no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.923/2024 e pela Portaria Interministerial MEC/MRE nº 7/2024. Esta adesão marca um passo importante na internacionalização e ampliação das oportunidades acadêmicas na instituição.

Consulta de Vagas para o Processo Seletivo PEC-G 2025

Em preparação para o Processo Seletivo PEC-G 2025, a UFJ foi convidada a encaminhar, até o dia 10 de julho de 2024, a lista de cursos e respectivas vagas disponíveis para os estudantes estrangeiros que participarão do programa. Essa relação deve incluir detalhes como nome do curso, turno, campus, semestre de ingresso, número de vagas e data estimada de início das aulas. O envio deve ser feito por e-mail para a Coordenação Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) do MEC, com cópia para o Departamento de Cooperação Educacional (DCE) do Itamaraty.

Áreas de Maior Demanda

De acordo com uma consulta realizada pelo Ministério das Relações Exteriores junto aos países participantes do PEC-G, as áreas de maior demanda incluem Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências da Saúde, Humanidades e Ciências Ambientais. No último processo seletivo, os cursos mais procurados foram Medicina, Enfermagem, Administração, Computação, Relações Internacionais, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Odontologia, Ciências Contábeis, Letras, Farmácia e Arquitetura e Urbanismo.

Seleção e Critérios

A seleção dos estudantes é realizada por uma banca seguindo critérios específicos do edital do programa. É importante notar que cursos que exigem processos seletivos práticos, como provas de conhecimento prático, não devem ser ofertados. Os candidatos selecionados ingressam diretamente na graduação após aprovação no processo seletivo.

Programa de Estudantes-Convênio de Língua Estrangeira (PEC-PLE)

Adicionalmente, a UFJ também oferecerá vagas para o Programa de Estudantes-Convênio de Língua Estrangeira (PEC-PLE), destinado a estudantes de países sem postos aplicadores do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). Estes estudantes precisarão vir ao Brasil em 2025 para cumprir os requisitos de proficiência em português, sendo elegíveis para ingresso na graduação em 2026, dependendo dos resultados do exame Celpe-Bras.

Em breve será possível ter mais informações no site do Escritório de Internacionalização

Fonte: EI/UFJ