Saudemental_pesquisa

Professores Universitários: Participe da Pesquisa Nacional sobre Saúde Mental e Carreira Acadêmica

Em 05/06/24 09:56. Atualizada em 05/06/24 10:00.

Pesquisa: "O preço da carreira acadêmica no Brasil"

Ensinar é desafiador e, ao mesmo tempo, uma das profissões mais gratificantes, entretanto, dados recentes apontam que o estresse, o esgotamento, a ansiedade e a depressão entre os professores.
Pesquisas no Canadá e no Reino Unido indicam que prevalência de esgotamento alcança 74% desses profissionais, o estresse chega a 87,1%, a ansiedade 41,2% e a depressão 77%. Além disso, 68% citam o volume de trabalho como a principal razão para pensar em deixar seus empregos.

No Brasil não temos dados sobre essa realidade! Diante disso uma pesquisa Nacional apoiada pelo CNPQ e coordenada pela Dra Ana Cristina Viana Campos professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e Intitulado "O Preço da Carreira Acadêmica no Brasil" vem sendo desenvolvida nas 5 regiões brasileiras com o objetivo de mapear a saúde mental de  professores universitário.
Os professores interessados em colaborar com o estudo podem acessá-lo através desse link:

https://forms.gle/YUxfdq3nKWQwMTiW9 . O questionário é totalmente anônimo e as respostas serão tratadas com confidencialidade

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Pará (CEP UFPA) sob o CAAE 69624423.2.0000.0018
A pesquisa visa melhorar as condições de trabalho e bem-estar dos professores universitários no Brasil.

Categorias: Notícias