posse Christiano  e Alana

Solenidade de posse simbólica marca início de novo reitorado da UFJ

Em 10/04/24 11:27. Atualizada em 10/04/24 16:09.

Em sessão festiva o reitor empossou sua equipe e a apresentou para a sociedade

Na última segunda-feira, dia 08 de abril, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) apresentou à sociedade, em sessão festiva de posse, o grupo que conduzirá a instituição para o quadriênio 2024-2028. Além do reitor e da vice-reitora, tomaram posse pró-reitores, diretores e coordenadores diretamente vinculados ao gabinete do reitor.

A solenidade, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos de Jataí contou com a presença de autoridades, comunidade acadêmica e sociedade em geral. A composição da mesa de honra contou com a presença do Deputado Federal Rubens Otoni; dos Deputados Estaduais Mauro Rubem e Bia de Lima, que foi representada pela professora Soaria Rodrigues Chaves; pela Diretora Executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa da UFG (FUNAPE), professora Sandramara Matias Chaves; pelo Secretário Interino da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, Robert Bonifácio; e pelo presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador Abimael Silva.

Estiveram presentes ainda a Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza; a Reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Oneida Irigon Barcelos, representada pelo diretor do Câmpus Jataí do IFG, professor Ruberley Rodrigues; o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Catalão (UFCat), professor Moisés Fernandes Lemos; o vice-prefeito de Jataí, Geneilton Assis; a vereadora por Goiânia, Kátia Maria; a vereadora por Jataí, Marina Silveira; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), Wanessa Cruvinel; membros do poder judiciário, das polícias e de diversos órgãos e instituições representativas da sociedade.

A solenidade foi marcada pela participação de diversos setores da comunidade acadêmica e da belíssima apresentação do Coral da UFJ e do Coral Libras do Pet Enfermagem, que executaram juntos o Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso a vice-reitora, professora Alana Flávia Romani destacou os desafios da gestão pública e as lutas pela educação pública: “Conclamamos  que nossos representantes do poder legislativo caminhem ao lado da Universidade e lutem para que ela seja compreendida como um investimento social e político  /  e não somente como um gasto público. Só assim poderemos cumprir com a missão confiada ao ensino superior brasileiro.”, destacou a vice-reitora.

O reitor empossado, professor Christiano Peres Coelho, afirmou se tratar de um momento significativo para a história da UFJ: “É um momento histórico, no qual primeira reitoria eleita é empossada, após a indicação de nossos nomes pela comunidade acadêmica. Tomamos posse com vários desafios, muita empolgação, muito planejamento e grande esperança para a expansão do ensino superior, não só em Jataí, mas em todo o sudoeste do Estado de Goiás”.

Acesse mais fotos do evento aqui

Christiano.Posse
Reitor Christiano Peres Coelho

Alana. Posse
Vice-Reitora Alana Flávia Romani

Histórico

A UFJ foi desmembrada da Universidade Federal de Goiás pela lei nº 13.635, de 21 de março de 2018. Em dezembro de 2019 o então diretor foi nomeado reitor pro tempore da instituição, que se manteve sob tutoria da UFG.

Entre os anos de 2020 e 2023 foram elaborados, discutidos e aprovados os documentos norteadores da gestão institucional, como o estatuto, o regimento e diversas normativas internas. Em setembro de 2023 realizou-se a primeira consulta eleitoral da instituição para a escolha de reitor e vice-reitor, tendo sido indicados os professores Christiano Peres Coelho e Alana Fávia Romani, respectivamente.

No dia 31 de janeiro de 2024, foi publicado, no diário oficial da união, decreto que nomeia o professor Christiano Peres Coelho para o cargo de reitor da UFJ, para o quadriênio 2024-2028.

A nova gestão

A UFJ conta com oito pró-reitorias, secretarias, órgãos e assessorias que atuam em diversas frentes atuando nas demandas cotidianas e enquanto estruturas estratégicas. Confira a lista dos empossados e seus cargos:

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PROFESSORA SANDRA APARECIDA BENITE RIBEIRO