posse Christiano  e Alana

Solenidade de posse simbólica marca início de novo reitorado da UFJ

Em 10/04/24 11:27. Atualizada em 10/04/24 16:09.

Em sessão festiva o reitor empossou sua equipe e a apresentou para a sociedade 

Na última segunda-feira, dia 08 de abril, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) apresentou à sociedade, em sessão festiva de posse, o grupo que conduzirá a instituição para o quadriênio 2024-2028. Além do reitor e da vice-reitora, tomaram posse pró-reitores, diretores e coordenadores diretamente vinculados ao gabinete do reitor.

A solenidade, que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos de Jataí contou com a presença de autoridades, comunidade acadêmica e sociedade em geral. A composição da mesa de honra contou com a presença do Deputado Federal Rubens Otoni; dos Deputados Estaduais Mauro Rubem e Bia de Lima, que foi representada pela professora Soaria Rodrigues Chaves; pela Diretora Executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa da UFG (FUNAPE), professora Sandramara Matias Chaves; pelo Secretário Interino da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, Robert Bonifácio; e pelo presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereador Abimael Silva.

Estiveram presentes ainda a Reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), professora Analy Castilho Polizel de Souza; a Reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), professora Oneida Irigon Barcelos, representada pelo diretor do Câmpus Jataí do IFG, professor Ruberley Rodrigues; o Pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Catalão (UFCat), professor Moisés Fernandes Lemos; o vice-prefeito de Jataí, Geneilton Assis; a vereadora por Goiânia, Kátia Maria; a vereadora por Jataí, Marina Silveira; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ), Wanessa Cruvinel; membros do poder judiciário, das polícias e de diversos órgãos e instituições representativas da sociedade.

A solenidade foi marcada pela participação de diversos setores da comunidade acadêmica e da belíssima apresentação do Coral da UFJ e do Coral Libras do Pet Enfermagem, que executaram juntos o Hino Nacional Brasileiro.

Em seu discurso a vice-reitora, professora Alana Flávia Romani destacou os desafios da gestão pública e as lutas pela educação pública: “Conclamamos  que nossos representantes do poder legislativo caminhem ao lado da Universidade e lutem para que ela seja compreendida como um investimento social e político  /  e não somente como um gasto público. Só assim poderemos cumprir com a missão confiada ao ensino superior brasileiro.”, destacou a vice-reitora.

O reitor empossado, professor Christiano Peres Coelho, afirmou se tratar de um momento significativo para a história da UFJ: “É um momento histórico, no qual primeira reitoria eleita é empossada, após a indicação de nossos nomes pela comunidade acadêmica. Tomamos posse com vários desafios, muita empolgação, muito planejamento e grande esperança para a expansão do ensino superior, não só em Jataí, mas em todo o sudoeste do Estado de Goiás”.

 

Acesse mais fotos do evento aqui 

 

Christiano.Posse
Reitor Christiano Peres Coelho 

 

Alana. Posse
Vice-Reitora Alana Flávia Romani 

 

 

Histórico

A UFJ foi desmembrada da Universidade Federal de Goiás pela lei nº 13.635, de 21 de março de 2018. Em dezembro de 2019 o então diretor foi nomeado reitor pro tempore da instituição, que se manteve sob tutoria da UFG.

Entre os anos de 2020 e 2023 foram elaborados, discutidos e aprovados os documentos norteadores da gestão institucional, como o estatuto, o regimento e diversas normativas internas. Em setembro de 2023 realizou-se a primeira consulta eleitoral da instituição para a escolha de reitor e vice-reitor, tendo sido indicados os professores Christiano Peres Coelho e Alana Fávia Romani, respectivamente.

No dia 31 de janeiro de 2024, foi publicado, no diário oficial da união, decreto que nomeia o professor Christiano Peres Coelho para o cargo de reitor da UFJ, para o quadriênio 2024-2028.

 

A nova gestão

A UFJ conta com oito pró-reitorias, secretarias, órgãos e assessorias que atuam em diversas frentes atuando nas demandas cotidianas e enquanto estruturas estratégicas. Confira a lista dos empossados e seus cargos:

 

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PROFESSORA SANDRA APARECIDA BENITE RIBEIRO

PROFESSORA ANA CAROLINA GONDIM INOCÊNCIO

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROFESSORA MARIA JOSÉ RODRIGUES

PROFESSOR ARI RAIMANN

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

PROFESSORA NÚBIA DE SOUZA LOBATO

PROFESSOR ALÉCIO PERINI MARTINS, PRÓ-REITOR ADJUNTO

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

PROFESSORA EVA APARECIDA DE OLIVEIRA

PROFESSORA CECÍLIA DE CASTRO BOLINA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ESPORTE

PROFESSORA ERIN CAPERUTO DE ALMEIDA

TÉCNICA ADMINISTRATIVA MARIZA SOUZA DIAS

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

PROFESSORA GRAZIELE ALVES AMARAL

TÉCNICA ADMINISTRATIVA SIMONE REZENDE DO CARMO

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR DANIVAL VIEIRA DE FREITAS

TÉCNICO ADMINISTRATIV0 CAIO VILELA AZEVEDO

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

PROFESSOR MARCOS WAGNER DE SOUZA RIBEIRO, PRÓ-REITOR

TÉCNICO ADMINISTRATIVO MÁRCIO ANTÔNIO FERNANDES CARNEIRO

CHEFIA DE GABINETE DA REITORIA

PROFESSOR HUGO MACHADO SANCHEZ 

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR HUGO LUÍS PENA FERREIRA 

SECRETARIA EXECUTIVA E DE ÓRGÃOS COLEGIADOS

TÉCNICA ADMINISTRATIVA MARINALVA OLIVEIRA TEIXEIRA

CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA

TÉCNICA ADMINISTRATIVA THALITA LEMES BRANDÃO 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

TÉCNICA ADMINISTRATIVA ESTAEL DE LIMA GONÇALVES

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

TÉCNICO ADMINISTRATIVO RICARDO PORTO SIMÕES MATHIAS  

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TÉCNICO ADMINISTRATIVO WESLEY CARMO RAMOS 

SECRETARIA DE TRANSPORTES

PROFESSOR FRANCISMÁRIO FERREIRA DOS  SANTOS

ASSESSORIA DA REITORIA

PROFESSOR MARCOS GONÇALVES DE SANTANA

COORDENAÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

PROFESSOR FELIPE SOARES MACEDO

 

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ

Categorias: Notícias Noticias