Centro de Linguas UFJ

Curso de extensão "Língua portuguesa: gramática e redação para concursos e serviços públicos"

Em 12/03/24 16:41. Atualizada em 13/03/24 09:16.

Início das aulas dia 18 de março de 2024

O curso de extensão Língua portuguesa: gramática e redação para concursos e serviços públicos, ofertado pelo Centro de Línguas da UFJ, está com as inscrições abertas. As matrículas podem ser feitas presencialmente no Centro de Línguas (campus Riachuelo) ou virtualmente por meio do formulário: https://forms.gle/GqANCgp6AjQWLyQXA

O curso tem como objetivo apresentar aspectos da norma padrão da nossa língua de forma clara e objetiva. Durante o curso, serão apresentados exemplos práticos e exercícios retirados de provas de concursos públicos, como a Cesgranrio (do concurso da Caixa Econômica Federal), para que os cursistas possam aplicar as regras aprendidas. Em síntese, o curso é uma ferramenta útil não somente para concurseiros e estudantes, mas também para professores, revisores, jornalistas, advogados e quaisquer pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa.

O início das aulas será no dia 18 de março de 2024. Serão admitidas matrículas após a realização da primeira aula do curso.

Cronograma de aulas:

• Aula 1 – 18 de março de 2024: Tipologia textual. Organização textual. Coesão e coerência. Compreensão e interpretação de textos. Exercícios de revisão e aplicação.

• Aula 2 – 25 de março de 2024: Argumentação e persuasão. Significação das palavras (análise do significado das palavras e das formas como elas se relacionam dentro de um contexto). Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa e objetiva. Exercícios de revisão e aplicação.

• Aula 3 – 1º de abril de 2024: Morfossintaxe das classes de palavras. Exercícios de revisão e aplicação.

• Aula 4 – 8 de abril de 2024: Sintaxe da oração e do período simples e composto por coordenação. Pontuação e sua importância na construção de sentidos em períodos simples e coordenados. Exercícios de revisão e aplicação.

• Aula 5 – 15 de abril de 2024: Sintaxe da oração e do período composto por subordinação. Pontuação e sua importância na construção de sentidos em períodos compostos por subordinação.

• Aula 6 – 22 de abril de 2024: Sintaxe de regência e de concordância. Regras básicas de regência e concordância verbal e nominal. Casos especiais e exceções. Exercícios de fixação.

• Aula 7 – 29 de abril de 2024: Novo Acordo Ortográfico. Ortografia oficial e acentuação gráfica.

• Aula 8 – 6 de maio de 2024: Redação oficial – parte 1: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.

• Aula 9 – 13 de maio de 2024: Redação oficial – parte 2: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.

• Aula 10 – 20 de maio de 2024: Revisão geral do conteúdo por meio de resolução e posterior explicação de um simulado.

Metodologia do curso:

Cada aula será acompanhada de materiais de apoio, como slides, apostilas e listas de exercícios. As aulas serão ministradas ao vivo e virtualmente, às segundas-feiras, das 19h às 22h, sob a regência do Prof. Miguel Neto e a supervisão do Prof. Dr. Humberto Borges Gonçalves. As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos alunos do curso na plataforma Teams.

Investimento:

Taxa única de matrícula no valor de R$500,00.

Formas de pagamento:

Depósito, transferência bancária ou Pix (conta e agência).

Banco do Brasil, agência 0086-8, conta corrente 20.999-6. FUNAPE – CNPJ: 00.799.205/0001-89.

Dúvidas e mais informações:

• Telefone: (64) 3606 8124
  • Whatsapp: (64) 99967 7232