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Inscrições abertas para a Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5)

Em 05/02/24 10:35. Atualizada em 05/02/24 10:35.

Inscrições até dia 13 de fevereiro de 2023

Ministério da Educação da República Federativa do Brasil (MEC), juntamente com os diferentes atores envolvidos na educação superior no Brasil, o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC) e o Espaço de Educação da América Latina e Caribe (ENLACES), convocam a reunião de acompanhamento da Terceira Conferência Regional de Educação Superior, conhecida como CRES+5, a ser realizada de 13 a 15 de março de 2024 em Brasília, Brasil.  

 

Terceira Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. No entanto, a eclosão da pandemia da COVID-19 em 2020 trouxe novos desafios e acelerou as transformações no ensino superior, exigindo uma avaliação intermediária e uma atualização dos caminhos e prioridades.   

 

Por esse motivo, na Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) 2022, o UNESCO IESALC e os atores da educação superior na América Latina e Caribe concordaram e, ao mesmo tempo, selaram o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento da CRES 2018, que, cinco anos depois (CRES+5), promoveria um processo participativo para destacar os progressos alcançados, bem como os desafios ainda pendentes e as questões emergentes, particularmente à luz dos impactos da pandemia da COVID-19 na educação superior da região.  

 

Os interessados em participar desse importante evento regional podem manifestar seu interesse por meio do formulário de inscrição no seguinte link até 13 de fevereiro de 2024.

 

Rumo à reunião de acompanhamento do CRES+5  

Entre as atividades preparatórias para a reunião de acompanhamento da CRES+5, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo na região como parte do processo de construção metodológica do evento Ao longo de 2023, reuniões presenciais foram realizadas em março, em Córdoba (Argentina); em setembro, em Puebla (México); e em novembro, em Assunção (Paraguai).   

 

Na primeira reunião preparatória, em Córdoba, foi aprovada a inclusão de cinco novos eixos temáticos aos sete que haviam orientado os debates da CRES 2018, o que serviu para ampliar as linhas de trabalho de 7 para 12. Também está sendo realizado um processo de consulta pública aberta e virtual em toda a região para preparar os documentos de trabalho de cada um dos eixos, os quais serão consolidados em Havana, Cuba, em fevereiro de 2024, para sua posterior apresentação em Brasília. 

 

Da mesma forma, um formulário aberto sobre cada um dos eixos temáticos da CRES+5 sera publicado no site www.cres2018mas5.org e estará disponível para o público interessado, com o objetivo de enriquecer o debate antes da reunião em Brasília, em março de 2024.  

 

Participação na CRES+5  

Reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente estão convidados para essa reunião de acompanhamento.   

 

Para obter mais informações sobre a CRES+5 escreva para cres5@unesco.org

 

 

 

Fonte: Reprodução: Secretaria de Educação Superior/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal da Educação Superior (CAPES)

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