audiênciaCE2.1

Universidades Supernovas: transformando o interior do Brasil com Educação e Inovação

Em 22/12/23 11:33. Atualizada em 22/12/23 11:38.

Audiência Pública discute impacto das universidades supernovas no interior do país

Em uma importante sessão da Comissão de Educação e Cultura Ordinária da 57ª Legislatura, realizada no dia 14 de dezembro de 2023, foi conduzida a 97ª reunião. O foco principal desse encontro foi a audiência pública dedicada a debater o papel social, econômico e cultural da inovação tecnológica e produção do conhecimento nas supernovas universidades federais situadas no interior do país. Este evento foi motivado pelo requerimento 135/2023, de autoria do Senador Wellington Fagundes, membro ativo da comissão.

audiênciaCE1

À mesa, estiveram presentes importantes autoridades, incluindo a Sra. Tânia Mara Francisco, Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), e os reitores das universidades supernovas: Analy Castilho Polizel de Souza (Universidade Federal de Rondonópolis), Roselma Lucchese (Universidade Federal de Catalão), Américo Nunes da Silveira Neto (Universidade Federal de Jataí), Airon Aparecido Silva de Melo (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco), João Paulo Sales Macedo (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) e Airton Sieben (Universidade Federal do Norte do Tocantins).

A profa. Analy relatou durante a audiência que a criação das supernovas proporcionou uma expansão significativa do ensino, pesquisa e extensão em cinco Estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco e Tocantins. Essas instituições oferecem mais de 4 mil vagas distribuídas em 122 cursos de graduação, beneficiando mais de 23 mil estudantes e enriquecendo a diversidade regional. Além disso, as supernovas possuem 54 cursos de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado. As seis supernovas totalizam 1483 bolsas de Iniciação Científica, consolidando um novo pilar educacional centrado na inovação. Em Jataí, por exemplo, isso se reflete na implementação do Parque Tecnológico.

O prof. Américo ressaltou o potencial dessas instituições como verdadeiros polos de educação e desenvolvimento econômico nos Estados em que estão inseridas. Ele destacou a imperatividade de investimentos abrangentes, desde as áreas administrativas até o atendimento à comunidade local. Enfatizando que esses investimentos reverberam em benefícios significativos para a região, estimulando uma cultura de inovação, empreendedorismo e a criação de produtos e pesquisas essenciais para a comunidade.  Durante sua fala, o prof. Américo fez um apelo à Sra. Tânia Mara para que a equipe do MEC realize uma avaliação abrangente do processo de expansão da rede e invista na consolidação e implantação efetiva dessas seis supernovas no interior do país.

audiênciaCE2.1

A audiência concluiu com a expectativa de que essas universidades continuem desempenhando um papel crucial no avanço educacional e no desenvolvimento das regiões em que estão inseridas.

A audiência completa está disponível para visualização no canal oficial da TV Senado no YouTube.

Fonte: Secretaria de Comunicação - UFJ