resultado_escolhaLogo

Resultado da consulta pública para escolha da marca institucional

On 11/30/23 16:24 . Updated at 11/30/23 17:01 .

Clique aqui e confira!

Desde o início do processo de emancipação da Universidade Federal de Jataí, a concepção de uma marca institucional para a nossa universidade sempre esteve no centro de nossas aspirações. Em 2022, a Secretaria de Comunicação (Secom-UFJ) estabeleceu uma parceria com o Laboratório de Design e Inovação em Tecnologia da Informação (LabDITI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização do projeto de Sistema de Identidade Visual e Sinalização da UFJ (SIVS/UFJ). As metas delineadas para este projeto abrangem a criação da marca institucional e, posteriormente, o desenvolvimento do projeto de sinalização. O LabDITI é coordenado pelo Prof. Dr. Ravi Passos, um docente com mais de 10 anos de experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na cadeira de Identidade Visual, na UFG, além de acumular mais de duas décadas de experiência no mercado na mesma área.

O projeto SIVS/UFJ sempre teve como objetivo transcender a estética, buscando refletir os valores, a história e a visão compartilhada da comunidade acadêmica. Nesse sentido, as equipes da Secom/UFJ e do LabDITI adotaram a participação ativa da comunidade acadêmica como um elemento essencial no processo de criação da identidade visual.

Após obter a aprovação orçamentária durante a reunião ordinária do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) em 22 de fevereiro de 2023, as equipes deram início à primeira fase do projeto, concentrando-se na criação da marca institucional. Nesta primeira etapa, foi conduzida uma pesquisa para compreender as percepções da comunidade sobre a UFJ e suas expectativas em relação à nova identidade visual da instituição. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário aberto disponibilizado para toda a comunidade, além da realização de grupos focais. A equipe apresentou então duas propostas finais, moldadas pelas necessidades e aspirações da comunidade acadêmica.

A primeira proposta é construída a partir dos braços do conhecido pórtico de entrada de um dos campus da UFJ que, por sua vez, faz alusão ao acolhimento de um abraço. Seus traços fazem ainda alusão à uma flor de jatobá vista lateralmente. A cor azul utilizada representa, além da serenidade, segurança e acolhimento. O símbolo, ao formar um brasão moderno, pode ser caracterizado como um monograma, na medida que utiliza as letras que compõem a sigla UFJ em sua composição, de modo não explícito. Sua estética contemporânea e ao mesmo tempo atemporal, utiliza uma construção geométrica forte e pregnante, também sendo reminiscente da arquitetura da Catedral Divino Espírito Santo, o icônico e importante monumento de Jataí. Os principais atributos desta proposta são excelência, primor, compromisso e inovação.

Logo UFJ - Proposta 1

Já a segunda proposta foi orientada pelo princípio de integração, representando a união das letras que formam a sigla UFJ em um único símbolo coeso. A sua forma utiliza uma linguagem contemporânea, caracterizada por linhas suaves e geométricas, sem modulação, que conferem a ela uma estética moderna. As linhas arredondadas e cores quentes remetem ainda à intensidade e calor, reforçando os valores de acolhimento e inclusão que a instituição detém em sua linha de atuação. A abordagem de representação singular e expressiva, busca capturar o senso de responsabilidade social, aproximação da instituição com a comunidade e a humanização em sua atuação.

Logo UFJ - Proposta 2

Ambas as propostas foram apresentadas e submetidas à comunidade acadêmica para que pudessem selecionar aquela que melhor captura a essência da UFJ. O período de consulta esteve aberto do dia 24 de outubro até 10 de novembro. A participação ativa da comunidade acadêmica da UFJ foi extraordinária, evidenciando-se desde o início da votação. A Proposta 1 destacou-se como a preferida, conquistando 70% dos 1580 votos totais. A conclusão da primeira etapa do projeto SIVS/UFJ está programada para o início de dezembro, com a entrega do Manual da Marca escolhida pela comunidade acadêmica.

Cabe agora ao CONSUNI referendar a escolha da comunidade acadêmica, para que a marca possa nos representar oficialmente como identidade visual corporativa.

Neste momento, a Secom/UFJ expressa seus mais sinceros agradecimentos a cada membro da comunidade acadêmica que participou de maneira tão ativa e comprometida em cada etapa deste processo. A dedicação de todos foi fundamental para a entrega de um projeto que reflete não apenas qualidade e profissionalismo, mas também o cuidado, acolhimento e comprometimento com nossa instituição. Além disso, é claro, ressaltamos a nossa força enquanto coletividade.

aplicaçãoMarca-pórtico

A Secom reconhece e celebra o esforço conjunto que tornou possível alcançar mais um objetivo, fortalecendo a nossa história, que se entrelaça com a de muitos, e a visão do futuro que se desenha diante de nós!

Source: Secretaria de Comunicação - UFJ

Categories: Notícias Noticias