tcholonadur livro

Docente da UFJ lança o livro "Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana"

Em 09/11/23 10:08. Atualizada em 09/11/23 10:09.

O livro está disponível para download gratuito. Confira!

O professor Marcos Carvalho Lopes, docente do curso de Direito da Universidade Federal de Jataí, lançou o livro "Tcholonadur: entrevistas sobre filosofia africana". O livro está disponível para download gratuito (https://doi.org/10.51795/9786526508268) e em breve entrará em pré-venda no site da editora.

Este projeto reúne 34 entrevistas com pensadores que estão moldando a filosofia africana fora da lusofonia. Com prólogo do jornalista e filósofo bissau-guineense Filomeno Lopes; Prefácio dos filósofos moçambicanos Severino Ngoenha e Ergimino Mucale.

Os entrevistados do livro  são: Ada  Agada  (Nigéria),  Adeshina  Afolayan  (Nigéria),  Alena Rettová  (República  Tcheca),  Albert  Aoussine  (Camarões), Antoniode  Diego  Gonzales  (Espanha),  Ayodeji  Ogunnaike (Nigéria);    Bayibayi    Molongwa    (Congo -);    Bruce    Janz (Canada);  Delphine  Abadie  M.  (Canadá);  Fernando  Potro Gutierrez (Argentina); Frederick Ochieng'-Odhiambo (Quênia),  Godfrey  Tangwa  (Camarões),  Grivas  Muchineripi Kayange  (Malaui);  Herman  Lodewyckx  (Bélgica);  Issiaka-P. Latoundji Lalèyê (Senegal); Jonathan Chimakonan (Nigéria); Kasereka  Kavwahirehi  (Congo);  Leonhard  Praeg  (África  do Sul); Louise Muller (Holanda); Mechthild Nagel (USA/German);Michael   Onyebuchi   Eze   (Nigéria); MSC Okolo (Nigéria); Mofefi Kete Asante (EUA); Muyiwa Falaiye (Nigéria); Nathalie Ethoke (Camarões); Omatade Adgbibdin (Nigéria); Phambu Ngoma-Binda (República Democrática do Congo);   Polikarp   Ikuenobe   (Nigéria);   Romuald   Bambara (Burkina  Faso);  Samuel  Wolde-Yohannes  (Etiopia);  Sanya Osha   (Nigéria);   Seloua   Luste   Boulbina   (França/Algéria); Tanella Boni (Costa do Marfin); Yusef Waghid (África do Sul).

Sobre o autor:

Marcos Carvalho Lopes (marcosclopes@gmail.com) nasceu em Jataí, Goiás. É pós-doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ;  doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Trabalhou entre 2014-2021 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-BA). Atualmente, é professor na Universidade Federal de Jataí (UFJ) em Goiás. Autor de Canção, estética e política: ensaios legionários (mercado de letras, 2012), Máquina  do  Medo (PUC-GO, 2013), Conversa com notas de rodapé: questões para a filosofia africana (Pedro  &  João,  2022), Entusiasmo dos deuses: ensaios sobre filosofia e cultura  popular  brasileira (Apeku,  2023) e Topos  aboiados. Cultura popular e o etos do lugar comum(Kelps, 2023 no prelo e na Amazon). Junto com Murilo Ferraz criou o podcast filosofia pop (filosofiapop.com.br) e publicou o livro podcast filosofia pop: ano 1 (Prime,2019); é organizador de botAfala: Ocupando a Casa Grande (Pedro & João, 2019) e Tcholonadur: Entrevistas sobre filosofia africana (Pedro & João,).

livro tchonoladur capa

Fonte: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ