Enade banner

Cursos da UFJ se destacam no Enade 2022

Sur 06/11/23 11:02. Mise à jour 07/11/23 15:26.

Os cursos de Direito e Psicologia foram bem avaliados no exame. Confira as notas!

Os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira, 31/10, e revelam que os dois únicos cursos da UFJ participantes deste ciclo avaliativo se destacaram no exame.

O curso de Direito da UFJ recebeu nota máxima (conceito 5), se destacando como o único curso do munícipio de Jataí e um dos poucos do Estado de Goiás a receber nota máxima. No âmbito nacional, o curso se firma entre as 37,7% das graduações públicas em Direito que obtiveram nota máxima no Enade, dos 162 cursos que foram avaliados. Já o curso de Psicologia da UFJ obteve o conceito 4 (muito bom) no exame.

O Enade permite que o Ministério da Educação (MEC) produza índices de avaliação para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvido ao longo do curso. Cada área é avaliada a cada três anos, classificando os cursos de graduação do 5 ao 1. Sendo que as notas 5 e 4 são dadas a cursos com rendimento superior à média esperada. Os conceito 5 são avaliados como de excelência e os conceito 4 como muito bons. Os conceitos 4 e 3 vão para cursos que pontuaram dentro da média. Já os conceitos 2 e 1 ficaram abaixo da expectativa.

Ao todo foram avaliados em 2022 cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Confira os resultados do Enade 2022

Source: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ