Consulta pública banner

Consulta Pública para escolha da marca UFJ

En 25/10/23 11:04 . Actualizado en 25/10/23 11:12 .

A consulta está aberta para todos que tenham um e-mail institucional UFJ e ficará aberta até o dia 10 de novembro

Há muitos meses, a Secretaria de Comunicação (Secom/UFJ) tem trabalhado no projeto de criação da identidade visual para a nossa universidade. Consultamos a comunidade acadêmica para entender as importantes percepções sobre a UFJ e sobre o que ela representa para cada um de nós. As respostas foram incríveis! Recebemos uma participação considerável, repleta de considerações inspiradoras.

Desde então, trabalhamos na construção efetiva de propostas para a identidade visual da UFJ, que atendam às nossas necessidades e, mais uma vez, precisamos de sua ajuda para nossa construção coletiva. Destacamos que o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com uma equipe do LabDITI/FAV da UFG, liderada pelo prof. Dr. Ravi Passos, que é referência na área do design, com ênfase em Identidade Visual. Utilizou-se, além de um processo metodológico rigoroso e autônomo, um trabalho conjunto com a Secom/UFJ, de muita criatividade, debate e descobertas.

Agora, chegou o tão esperado momento de compartilhar essas propostas com vocês e pedir, mais uma vez, a contribuição da nossa comunidade universitária. Apresentamos a vocês duas propostas de marca, todas estão de acordo com os requisitos levantados durante o processo, mas cada uma delas possui um conceito, embasado nos resultados das pesquisas fundamentadas nas contribuições da comunidade, conforme está descrito abaixo.

A consulta está aberta para todos os usuários que tenham um e-mail institucional e ficará aberta até o dia 10 de novembro. Isso significa que você poderá analisar, refletir e escolher a opção que, na sua opinião, melhor represente a essência da UFJ. O resultado de maior acolhimento pelas pessoas será desenvolvido em suas aplicações diversas, cabendo ajustes eventuais, e passará a nos representar como identidade visual corporativa.

Conheça as propostas abaixo e vote pelo formulário:  forms.gle/bJJ6NcK4a3yZ6Cfj7

Agradecemos antecipadamente pela sua participação e pela sua dedicação em tornar a UFJ um lugar cada vez mais inspirador e representativo. Vamos juntos fazer história!

PROPOSTA 1

A primeira proposta é construída a partir dos braços do conhecido pórtico de entrada de um dos campus da UFJ que, por sua vez, faz alusão ao acolhimento de um abraço. Seus traços fazem ainda alusão à uma flor de jatobá vista lateralmente. A cor azul utilizada representa, além da serenidade, segurança e acolhimento. O símbolo, ao formar um brasão moderno, pode ser caracterizado como um monograma, na medida que utiliza as letras que compõem a sigla UFJ em sua composição, de modo não explícito. Sua estética contemporânea e ao mesmo tempo atemporal, utiliza uma construção geométrica forte e pregnante, também sendo reminiscente da arquitetura da Catedral Divino Espírito Santo, o icônico e importante monumento de Jataí. Os principais atributos desta proposta são excelência, primor, compromisso e inovação.

Logo UFJ - Proposta 1

PROPOSTA 2

A segunda proposta é orientada pelo princípio de integração, representando a união das letras que formam a sigla UFJ em um único símbolo coeso. A sua forma utiliza uma linguagem contemporânea, caracterizada por linhas suaves e geométricas, sem modulação, que conferem a ela uma estética moderna. As linhas arredondadas e cores quentes remetem ainda à intensidade e calor, reforçando os valores de acolhimento e inclusão que a instituição detém em sua linha de atuação. A abordagem de representação singular e expressiva, busca capturar o senso de responsabilidade social, aproximação da instituição com a comunidade e a humanização em sua atuação.

Logo UFJ - Proposta 2

Fuente: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ