prpg-capa

Projetos da UFJ são contemplados na Chamada Pública da FAPEG

Sur 10/10/23 18:47. Mise à jour 10/10/23 18:49.

A UFJ conquistou mais de 700 mil reais para projetos de pesquisa

No último dia 29 de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) divulgou o resultado preliminar da Chamada Pública Nº 04/2023, que visa fomentar o desenvolvimento de pesquisas em ciência, tecnologia e inovação no Estado. A Universidade Federal de Jataí (UFJ) participou do edital, submetendo um total de sete propostas.

As faixas de financiamento para cada Instituição Goiana de Ensino superior foram definidas de acordo com o número de programas de pós-graduação ativos em cada instituição. Inicialmente, foi concedida cota de 500 mil reais para a UFJ destinada à aquisição de equipamentos para os projetos selecionados pela instituição. Com a cota destinada à UFJ, foram contemplados dois projetos. No entanto, graças a qualidade das demais propostas e a indicação para o cadastro reserva, feita pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFJ), representada pelo Pró-Reitor, Prof. Edésio Fialho, a universidade conquistou recursos adicionais para impulsionar ainda mais a pesquisa na instituição. O valor final alocado para a UFJ foi de R$ 765.995,03, mais de 265 mil reais acima do inicialmente previsto. Todos coordenadores das propostas tiveram até o dia 08 de outubro para inserir os dados do projeto na plataforma FAPEG para que o recurso possa ser liberado o mais breve possível.

O Prof. Edésio destacou a importância dessa conquista. Ele afirmou que a participação da UFJ neste edital representa um marco significativo no apoio à pesquisa na instituição, principalmente na pós-graduação, que agora possui recursos adicionais para avançar em diversas áreas do conhecimento e dar melhores condições para melhoria da qualidade das pesquisas e formação de recursos humanos em laboratórios mais bem equipados. Além disso, a boa relação estabelecida entre a (PRPG/UFJ) e a FAPEG demonstra o compromisso das partes em promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado.

O sucesso da UFJ na Chamada Pública Nº 04/2023 e a obtenção de recursos adicionais reforçam a importância da pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior. Isso demonstra também o comprometimento da UFJ em contribuir para o desenvolvimento de Jataí e região por meio da inovação e do avanço do conhecimento em diversas áreas do saber.

Essa conquista fortalece o papel da UFJ como uma instituição comprometida com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento regional. Novas gestões vêm sendo realizadas com o objetivo de proporcionar melhores condições para as atividades de pesquisa relacionadas aos programas de Pós-graduação da UFJ.

Source: Secretaria de Comunicação - UFJ

Catégories: Notícias Noticias