capa-Doação de órgãos

Dia Nacional de Doação de Órgãos

Em 27/09/23 09:11. Atualizada em 27/09/23 09:18.

Programa Presentes Anatômicos da UFJ realiza conscientização sobre a importância da doação de órgãos

Em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Esta data foi instituída pela Lei nº 11.584/2.007 e destaca a importância da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas. A doação de órgãos é um ato de solidariedade e generosidade que permite dar uma segunda chance de vida a alguém. Muitas pessoas dependem da generosidade de doadores anônimos para receber um transplante que pode salvar suas vidas.

Neste dia, é importante lembrar que a doação de órgãos é um processo seguro e regulamentado, e qualquer pessoa pode se tornar um doador. Não importa a idade ou histórico médico, todos têm o potencial de serem doadores. Para se tornar um doador de órgãos, é importante informar sua família sobre sua decisão, pois em situações delicadas, eles serão consultados para dar o consentimento final. Também é aconselhável registrar sua decisão de doação em documentos legais.

Na Universidade Federal de Jataí (UFJ), o programa Presentes Anatômicos tem realizado campanhas de conscientização em prol da doação de órgãos. A professora Barbara de Lima Lucas, coordenadora do programa, juntamente com os estudantes Ana Flávia Cunha Gomide de Oliveira e Raphael Angeli de Barros Cardoso, ambos do curso de Medicina da UFJ, recentemente concederam uma entrevista à TV Câmara, da Câmara Municipal de Jataí, sobre a importância da doação de órgãos. Confira a entrevista na íntegra pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Jataí.

O programa Presentes Anatômicos da UFJ tem desempenhado um papel fundamental ao educar a comunidade sobre a relevância da doação de órgãos e corpos, demonstrando como esta ação pode salvar vidas e contribuir para o avanço da ciência.

Saiba mais informações sobre como ser um doador, acessando a página do programa Presentes Anatômicos pelo link: https://sites.google.com/view/presentesanatomicos, ou entrando em contato pelo e-mail presentesanatomicos@ufj.edu.br

Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom/UFJ

Categorias: Notícias Noticias