
Projeto de extensão Escola de Games da UFJ é destaque em Goiás
O projeto foi convidado para participar do maior festival de tecnologia e recebeu moção de aplausos na Câmara Municipal de Jataí
O Projeto de Extensão Escola de Games, coordenado pela profa. Ana Paula Freitas Vilela Boaventura, foi convidado a participar da Campus Party Goiás 3, o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países.
Nos dias 8 e 9 de junho de 2023, os discentes Calebe Miranda e Pedro Gomide (Ciências da Computação/UFJ), Carolina Boaventura (Direito/UFJ) e Paulo Boaventura (Engenharia Elétrica/IFG) expuseram o projeto Escola de Games na Campus Future para milhares de campuseiros.
De acordo com a profa. Ana Paula, o projeto Escola de Games surgiu em 2017 a partir da dificuldade em ministrar aulas de Algoritmos e Programação para uma turma numerosa e cuja reprovação impacta na evasão do curso. [...] Ao buscar alternativas para contornar o problema me deparei com um depoimento do ex-presidente Barack Obama que conclamava os jovens norte-americanos a aprenderem as habilidades e competências de um cientista da computação, pois isso seria importante não só para o jovem, mas para o futuro do país[...]. [...] Em 2019 levamos alguns alunos do Colégio Estadual Washington Barros para exporem os projetos. Durante a ida para a UFJ, os estudantes andaram pela Universidade e conheceram os cursos, voltaram afirmando que haviam mudado de ideia sobre o futuro e que pretendiam ser biólogos, médicos veterinários e outros. Naquele momento, percebi o poder transformador que a extensão causa na vida das pessoas, me fazendo prosseguir e buscar novas parcerias e desafios. [...], afirma a professora.
A Escola de Games tem por objetivo despertar a vocação profissional de jovens da região do sudoeste goiano para o curso de Ciência da Computação, pelo desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à área. Em termos metodológicos, o projeto é desenvolvido em ciclos anuais que contempla visitas à unidade escolar, a seleção de turmas que participarão da capacitação, a realização das oficinas, divulgação das atividades acadêmicas e tecnológicas produzidas no projeto e a capacitação de novos membros. Além disso, os estudantes são convidados a apresentarem os jogos desenvolvidos ao longo do projeto em eventos da UFJ.
Em reconhecimento ao Projeto de Extensão da Escola de Games, a professora Ana Paula recebeu, em 29 de junho de 2023, moção de aplausos em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Jataí. Na ocasião, também foi entregue moção de aplausos ao professor Sandorlei Aparecido da Silva, gestor da Escola Municipal Maria Zaiden, localizada na zona rural de Jataí.
O empenho de ambos foi fundamental para a implantação, na referida escola, do projeto de extensão. As duas moções foram apresentadas pelo presidente da Câmara, Abimael Silva, e aprovadas por unanimidade.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom/UFJ