Ideathon do agro 2023 - foto6

Equipe da UFJ é campeã do Ideathon do Agro

Em 29/05/23 00:12. Atualizada em 29/05/23 13:46.

Oito integrantes da UFJ participaram da primeira etapa do Desafio AgroStartup

Nos dias 26 a 28 de maio de 2023, a UFJ participou do Ideathon do Agro sediado pela Emater em Goiânia-GO. A equipe representante foi composta pelos estudantes Érik Barbosa, do curso de Física, Gustavo Borges, Hugo Medeiros e Luciano Ferreira, do curso de Ciência da Computação, Emerson Lima, do curso de Medicina Veterinária, Gabriel Lins, do curso de Engenharia Florestal, e pelo professor Maurício Bolzam, do curso de Física.

Ideathon do agro 2023 - foto1

O Ideathon do Agro é uma das etapas da 7ª edição do Desafio AgroStartup, evento promovido pelo Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás. O evento proporcionou três dias de imersão em conteúdos e técnicas para promover mais inovação no campo. Entre os mais de 400 inscritos, foram selecionados 250 para participar da edição deste ano. No primeiro dia do evento, os participantes formaram 50 equipes para criar soluções para desafios do agronegócio, identificados junto aos produtores rurais.

O grupo da UFJ formou duas equipes, a Agro J e a Oort, que apresentaram suas ideias a uma banca avaliadora e foram aprovadas para as próximas etapas do Desafio AgroStartup.

Ideathon do agro 2023 - foto2

Ideathon do agro 2023 - foto5

Na competição, a equipe Oort conquistou o primeiro lugar no Ideathon do Agro 2023 e recebeu um prêmio de R$ 5 mil. Além do professor Maurício e do estudante Érik, a equipe Oort também contou com a participação de Wagner José, Wanderson Araújo e Daniel Santos.

Ideathon do agro 2023 - foto3

Ideathon do agro 2023 - foto6

Agora, as duas equipes da UFJ terão suas ideias incluídas no programa Acelera Campo, que terá duração de três meses, e receberão mentorias para o desenvolvimento das startups, que serão validadas em propriedades rurais ou empresas do setor. A última etapa do Desafio AgroStartup está programada para ocorrer em outubro, quando as equipes apresentarão as soluções já no formato de possíveis negócios. Nessa etapa final, as equipes competirão por um prêmio de R$ 60 mil oferecido pela Fapeg.

E aos nossos competidores da UFJ, desejamos boa sorte e um excelente trabalho nas próximas etapas!

Fonte: Secretaria de Comunicação - SECOM