
Construção do Plano Diretor de Educação Superior de Goiás será participativa
Pesquisa online está disponível no site da Secti até 20 de abril
Com o desafio de construir, de forma participativa, as diretrizes para os caminhos da Educação Superior pelos próximos dez anos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu pesquisa on-line para receber contribuições visando a formulação do novo Plano Diretor para Educação Superior de Goiás.
A pesquisa de opinião é direcionada a docentes, discentes, coordenadores de curso e representantes do mercado, em especial profissionais de RH. Para participar, basta acessar o formulário da pesquisa clicando aqui. O formulário ficará disponível até o dia 20 de abril.
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, é importante promover a articulação entre as quatro hélices da inovação (governo, Instituições de Ensino Superior, mercado e sociedade goiana) para que o novo Plano Diretor reflita as demandas e possa realmente servir como base para a elaboração de políticas públicas assertivas. “É importante ressaltar que este novo Plano Diretor deve atender as demandas da sociedade e do setor produtivo, que passa por transformações disruptivas tecnológicas, inovadoras e científicas. Ou seja, precisa atender a uma sociedade em que as profissões de hoje não serão as mesmas de amanhã”, ressalta o secretário.
A Secti, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), contratou cinco consultores para compor a equipe de elaboração do plano a fim de estruturar os instrumentos de pesquisa, aplicar a metodologia e produzir o relatório que será levado para as audiências públicas, a serem realizadas em diversas cidades do estado.
Além da pesquisa de opinião online, os consultores e gestores públicos da Secti, também estão fazendo entrevistas com gestores das Instituições de Ensino Superior e representantes do mercado.
Plano Diretor
O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2023-2032 tem quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
O lançamento do projeto para a construção do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás, realizado em agosto do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), hoje Secti, contou com a participação de reitores, gestores, professores das Instituições, públicas e privadas, de Ensino Superior de Goiás, de instituições de pesquisa de Goiás, e do setor produtivo.
Finalizadas as entrevistas e a pesquisa de opinião, a previsão é realizar 11 audiências públicas em diferentes regiões do estado e finalizar a proposição do plano ainda em 2023.
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti)
Categorias: Notícias