Reunião com Ministério da Igualdade Racial

Projeto de Extensão do Curso de Direito da UFJ articula e participa da primeira reunião do movimento cigano com o novo governo federal no Ministério da Igualdade Racial

Em 02/02/23 17:04. Atualizada em 02/02/23 17:04.

A reunião teve como pauta a tramitação do projeto de lei Projeto de Lei 1387/22

Em 27 de janeiro de 2023, ocorreu a primeira reunião do novo governo federal com lideranças ciganas, com a condução da Secretária Executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberto Eugênio, e do Secretário Nacional para Quilombos, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Cigano, Ronaldo dos Santos. 

 

O momento foi articulado e intermediado pelo projeto de extensão "Assessoria Jurídica Popular aos Povos e Comunidades do Estado de Goiás", que prestando assistência ao Presidente da Associação Nacional das Etnias Ciganas, Wanderley da Rocha, encaminhou ofícios e organizou o encontro no formato híbrido que reuniu representações ciganas dos segmentos étnicos Calon, Rom e Sinti de diferentes partes do Brasil. 

 

A reunião solicitada pelo projeto de extensão do Curso de Direito da UFJ teve como pauta a tramitação do Projeto de Lei 1387/22, que propõe a criação do Estatuto dos Povos Ciganos, a retomada das políticas públicas direcionado a este povo tradicional e a comemoração do Dia Nacional do Cigano.

 

Estiveram presentes o coordenador do projeto de extensão, que integra o Núcleo Assessoria Jurídica Universitária Popular "Josiane Evangelista", o Prof. Phillipe Cupertino Salloum e Silva, e os/as discentes Angélica Ferreira de Freitas, Marcos Vinicius Ferreira da Silva, Gabriel Nascimento de Castro e Rafael Gonçalves.

 

Reunião com Ministério da Igualdade Racial

 

 

Fonte: Coordenação do projeto "Assessoria Jurídica Popular aos Povos e Comunidades do Estado de Goiás"

Categorias: Notícias