
Pesquisa desenvolvida na UFJ recebe Menção Honrosa no 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”
A premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou na última quinta-feira, 20/01, as vencedoras do 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição, premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.
Este ano, a premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91).
Uma comissão julgadora escolheu nove vencedoras, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação. Também foram concedidas nove menções honrosas, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação.
Na área de Humanidades, a estudante Vanessa Nogueira Matos, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), recebeu Menção Honrosa com o trabalho “A infância em diário de Bitita: o memorialismo poético de Carolina Maria de Jesus”. Vanessa é participante do Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da UFJ, orientada pela profa. Elisângela Silva Santos.
A cerimônia de entrega será no dia 10 de fevereiro, em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. Conheça as demais premiadas em: portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-divulga-vencedoras-do-4o-premio-carolina-bori-ciencia-mulher/
Vanessa Nogueira Matos (graduanda) / Profa. Elisângela Silva Santos (orientadora)
Fonte: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ
Categorias: Notícias