Professoras do Programa de Pós-Graduação em Geografia participam de ações de Missão Científica com  Pesquisadores Cubanos

Professoras do PPGGEO/UFJ participam de reunião com Pesquisadores Cubanos

Em 15/12/22 09:34. Atualizada em 15/12/22 09:56.

PPGGEO/UFJ é convidado a integrar a rede de cooperação científica, acadêmica e pedagógica com pesquisadores cubanos

No dia 14 de dezembro de 2022, ocorreu reunião na Universidade Federal de Goiás (UFG) com os representantes da Missão Científica com Pesquisadores Cubanos e os gestores da UFG.

Estavam presentes a reitora da UFG, Prof. Angelita Pereira de Lima, o diretor do IESA, Prof. João Batista de Deus, o coordenador do PPGEO/UFG, prof. Denis Richter. Como representantes desse acordo, participaram o Prof. Eguimar Felício Chaveiro (BRASIL-UFG-IESA- Grupo Dona Alzira), membro efetivo do PPGGEO-UFJ, o Prof. Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, da UEG-PPGEO-Cidade de Goiás, o Prof. Ibrahin Amhed León Tellez, professor  Titular del Centro de Estudios de Dirección y Desarrollo Local (CEDDEL) de la Universidad de Granma (UDG)-Cuba.

A reunião teve como ponto de pauta o convite ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFJ), que na reunião estava representado pela coordenadora, Profª. Maria José Rodrigues, e pela vice-coordenadora, Profª. Suzana Ribeiro Lima Oliveira, para compor a rede de cooperação científica, acadêmica e pedagógica da Missão Científica.

A missão resulta da cooperação entre pesquisadores brasileiros e cubanos. articulados pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UEG), pelo Grupo de Pesquisa Espaço, Sujeito e Existência (DONA Alzira)/ Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG/Brasil), e pelo Centro de Estudos de Gestão e Desenvolvimento Local da Universidade de Granma (CEDDEL/UDG/Cuba). Destaca-se a parceria com a Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) e a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Goiânia.

Ademais, inclui a quarta edição do Colóquio Internacional Cuba-Brasil (CUBRA) "Território e Desenvolvimento Local" como continuação de outros eventos já consolidados, de forma colaborativa entre grupos de pesquisadores cubanos e brasileiros com agendas comuns.

fotos reunião PPGEO

A partir dessas missões científicas e eventos acadêmicos de brasileiros em Cuba e cubanos no Brasil, consolidou-se uma aliança com o objetivo de fortalecer redes de cooperação científica, acadêmica e pedagógica, que proporcionam a elaboração de agendas comuns de pesquisa e ação, como eixo transversal em torno de categorias, como "desenvolvimento local, território, sustentabilidade, turismo".

A aliança faz parte de um interesse temático diverso e plural, aberto aos diferentes campos do conhecimento, o que corresponde aos desejos e conteúdos sociais e econômicos presentes na realidade brasileira e cubana.

Fotos: Carlos Siqueira/SECOM-UFG

Fonte: Programa de Pós-graduação em Geografia- PPGGEO/UFJ