abertura exposicao historia ufj banner

Curso de História da UFJ realiza exposição no Museu Histórico de Jataí

On 10/14/22 10:37 . Updated at 10/14/22 10:37 .

Exposição reúne 107 fotos produzidas através de projeto de pesquisa do curso sobre Goiás no século XIX 

O Curso de História, através de projeto de pesquisa e extensão coordenado pelo professor Dr. Marcos Antonio de Menezes, abrirá na próxima sexta-feira, 21 de outubro às 19h30min, no Museu Histórico de Jataí, a exposição Goyaz urbano no século XIX visto no 21

 

A exposição reúne 107 fotos produzidas durante a Expedição Goyaz: revisitando percursos urbanos dos viajantes e naturalistas do século XIX, que faz parte do projeto de pesquisa “Imagens urbanas de Goyaz: olhares sobre as narrativas dos naturalistas-viajantes do século XIX”. A ação buscou, a partir das leituras das principais narrativas produzidas pelos viajantes e naturalistas que visitaram Goiás no século XIX e da visita física aos núcleos urbanos por onde eles passaram, recompor aquele ambiente e compará-lo com o presente apontando permanências e mudanças.

 

As cidades visitadas na primeira expedição, realizada entre os dias 12 e 20 de março de 2022, foram: Peixe, Natividade e Arraias, no antigo norte de Goyaz, atualmente estado do Tocantins, LuziâniaJaraguáSilvânia e Pirenópolis, no antigo sul de Goyaz, atualmente estado de Goiás. No período de 14 a 17 de abril outras 6 localidades foram visitadas, todas no antigo sul de Goyaz, atualmente estado de Goiás: GoiásFerreiro, Ouro FinoItaberaíCorumbá de Goiás e Jataí.

 

As diversas cidades com suas casas coloniais que cochicham uma com as outras, suas igrejas de belos altares, suas cadeias, ruas, becos e centenas de janelas coloridas foram perscrutadas pelas lentes atentas da câmara fotográfica de Rodrigo Oliveira e revelam um mosaico encantador de dois tempos: o século XIX de quando viajantes cientistas estrangeiros cruzaram as terras goianas e o século XXI, momento no qual revisitamos estes espaços.

 

Sob curadoria do professor Dr. Marcos Antonio de Menezes e seu orientando Rodrigo Martins Oliveira, amparados nas pesquisas desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Goyaz no Século XIX, esta exposição foi possível de ser gestada e realizada com o apoio da Universidade Federal de Jataí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Associação de Amigos do Museu Histórico de Jataí e Sideral Fotografia.

 

abertura exposicao historia ufj

 

 

 

Source: Secretaria de Comunicação - SECOM/UFJ

Categories: Notícias