avaliacao quadrienal capes 2017-2020

Programas de Pós-Graduação da UFJ melhoram seus conceitos na Avaliação Quadrienal da Capes

Em 28/09/22 16:34. Atualizada em 29/09/22 11:26.

Resultados abrem portas para propostas de submissão de mais três cursos de doutorado na instituição

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) recebeu, em setembro de 2022, o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal (período 2017-2020), que analisa periodicamente os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em todo o Brasil. A análise é executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), atribuindo conceitos que variam de 1 a 7 e estabelecendo a renovação ou não do reconhecimento para funcionamento no quadriênio subsequente.

 

Neste processo de avaliação, os conceitos 1 e 2, indicam a não continuidade do programa, enquanto programas com conceito 3, não habilitado para doutorado, é o nível mínimo para funcionamento do mestrado. Os programas com conceito 4 são avaliados como bons, o conceito 5 indica programas consolidados, enquanto os programas com conceito 6 ou 7 são considerados de excelência. Na avaliação da última quadrienal (2017-2020), os eixos norteadores foram os critérios “programa”, “formação” e “impacto na sociedade” com diferentes itens na ficha de avaliação.

 

A pós-graduação stricto sensu acadêmica da UFJ, tinha seis programas emergentes/em consolidação, sendo dois deles com conceito 4, três com conceito 3 e um programa recém implantado com conceito provisório de abertura. Na Avaliação Quadrienal (2017-2020), a UFJ avançou em 100% o número de programas com conceito 4, abrindo portas para propostas de submissão de mais três cursos de doutorado na instituição, já que o conceito mínimo para pleitear doutorado é 4.

 

Os programas de pós-graduação em Biociência Animal, em Ciências Aplicada à Saúde, em Educação e em Geografia obtiveram conceito 4; o programa de Pós-graduação em Química, recém implantado e ainda sem dados suficientes para uma avaliação completa, ficou com conceito 3 e o programa de Pós-Graduação em Agronomia permaneceu com conceito 3.

 

O resultado expressa o esforço e o trabalho cuidadoso da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da comunidade acadêmico-científica da UFJ, em seus diferentes programas de pós-graduação, em direção à qualificação e ao aperfeiçoamento de seu corpo docente e discente. 

 

 

 

 

 

Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG/UFJ

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