
Grupo de Estudo do curso de História realiza 2ª parte da "Expedição Goyaz no Século XIX"
As atividades de pesquisa foram realizadas nas localidades e cidades do entorno da Cidade de Goiás
O professor Marcos Antonio de Menezes e cinco estudantes do curso de História da UFJ que integram o grupo de pesquisa “Goyaz no século XIX” realizaram, entre os dias 14 e 17 de abril, a 2ª parte da "Expedição Goyaz no Século XIX", visitando as cidades de Goiás, Itaberaí, Corumbá e as localidades de Ferreiro e Ouro Fino, antigos distritos da Cidade de Goiás.
A atividade faz parte do projeto de pesquisa “Imagens urbanas de Goyaz: olhares sobre as narrativas dos naturalistas-viajantes do século XIX”, e tem financiamento do CNPq. A ação busca, a partir das leituras das principais narrativas produzidas pelos viajantes e naturalistas que visitaram Goiás no século XIX e da visita física aos núcleos urbanos por onde eles passaram, pensar aqueles ambientes em nossa contemporaneidade. Os espaços foram filmados e fotografados para a construção de documentários e exposições fotográficas.
Os viajantes Auguste de Saint-Hilaire, Francis Castelnau, George Gardner, Johann Emmanuel Pohl, Oscar Leal tem seus escritos sobre Goiás lidos e estudados pelo grupo. Os desenhos que Willian John Burchell produziu sobre as principais Vilas e Arraiais de Goyaz são também fonte para a pesquisa.
Os textos e imagens produzidos pelos viajantes são comparados com textos e imagens atuais que narram o estado dos núcleos urbanos. A comparação ajudará a produzir uma nova narrativa que pretende ajudar na compreensão da história e historicidades das cidades quase dois séculos depois dos viajantes europeus terem passado por Goiás.
Quinze (15) municípios e duas localidades foram selecionados para as visitas até agosto de 2022. Até o momento foram visitados: Peixe/TO, Natividade/TO, Arraias/TO, Luziânia/GO, Bonfim/GO, Jaraguá/GO e Pirenópolis/GO. Estas cidades foram visitadas na 1ª parte da expedição, realizada de 12 a 20 de Março. Goiás, Itaberaí, Corumbá e as localidades de Ferreiro e Ouro Fino na 2ª parte, de 14 a 17 de abril. Santa Cruz de Goiás e Piracanjuba deverão ser visitadas em julho.
Recursos do Edital Universal do CNPq e da UFJ vem bancando As atividades do Grupo de Pesquisa “Goyaz no século XIX” estão sendo custeadas com recursos do Edital Universal do CNPq e da Universidade Federal de Jataí.
Vista da parte central da cidade de Goiás com destaques para a frente da |
|
|
Capela de São João Batista, da localidade do Ferreiro. Construção em taipa de pilão |
Ruínas da igreja do antigo arraial de Ouro Fino, |
|
|
Igreja de Nossa Senhora D’Abadia de Itaberaí. Construção da metade do século XIX. |
|
|
|
|
![]() Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França em Corumbá. Construção de fins do século XVIII
|
Fonte: Grupo de Estudo "Goyaz no Século XIX"
Categorias: Notícias