Informe

Departamento Psicopedagógico da UFJ promove atendimento a comunidade universitária

Em 13/01/22 15:16. Atualizada em 20/01/22 10:24.

O Departamento está à disposição, na configuração online ou presencial, para atendimentos de discentes e docentes

O Departamento Psicopedagógico da Universidade Federal de Jataí informa que está à disposição, na configuração online ou presencial, para atendimentos à comunidade acadêmica, sendo os mesmos efetivados de forma individual e/ou grupal, realizando, junto aos discentes, prevenção e/ou diagnóstico das dificuldades de aprendizagem.

Todo o trabalho é realizado resguardando os atendidos com o sigilo e os princípios éticos. Assim, orienta-se que os estudantes que se encontram com os seguintes problemas abaixo a procurarem o atendimento do setor:

• Adaptação acadêmica;
  • Reprovação;
  • Distraibilidade; procrastinação;
  • Orientação Profissional (dúvidas quanto ao curso escolhido);
  • Dificuldade com a assiduidade;
  • Timidez; dificuldade para gerenciar o tempo;
  • Transtornos na escrita;
  • Dificuldade na fala;
  • Problemas para interpretar;
  • Dificuldade com o raciocínio lógico;
  • Sono constantemente na sala de aula;
  • Dificuldade com a pontualidade (Chegam tarde e muitas vezes saem mais cedo das aulas);
  • Baixa autoestima na sala de aula;
  • Negatividade quanto à aprendizagem do objeto de conhecimento;
  • Avaliação de sua realidade acadêmica (professores, metodologias, trabalhos, tarefas, avaliações, relacionamento, manejo de sala, clareza de ideias, organização...);
  • Dificuldade para aprender.

O Departamento também atende docentes de forma individual ou grupal, orientando-os quanto ao relacionamento docente-discente e as metodologias utilizadas em sala de aula; realiza orientações psicopedagógicas no que diz respeito à avaliação da aprendizagem; realiza palestras, quando solicitado, com temas relacionados ao processo do ensinar - aprender e ao emocional/psicológico, com a finalidade de contribuir para melhorar a aprendizagem dos discentes, elabora parecer individualizado para as coordenações dos cursos, quando for o caso de o discente necessitar de tratamento personalizado e faz encaminhamentos de pacientes atendidos para outros profissionais, quando for o caso.

Os interessados devem agendar o atendimento através do e-mail institucional do Departamento: psicopedagogia.prae@ufj.edu.br.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/UFJ

Categorias: Notícias